skipToMain

MODALIDADES: voleibol vitoriano carimba Série dos Primeiros e polo perde

Triunfo por 3-0 sobre o VC Viana permite à equipa de João Santos assegurar pelo menos o sétimo lugar da primeira fase. No polo aquático, o tricampeão Vitória perdeu com o detentor da Taça Fluvial.

04 dezembro 2022 > 19:30

O Vitória SC vai disputar a Série dos Primeiros da Liga Una Seguros, principal campeonato masculino de voleibol em Portugal. O triunfo deste domingo sobre o Voleibol Clube de Viana, por 3-0, permitiu aos comandados de João Santos assegurarem pelo menos o sétimo lugar da primeira fase, quando seguem oito equipas para a Série dos Primeiros. Essa primeira fase encerra na quinta-feira, com a receção à Académica de Espinho, oitava classificada.

No principal campeonato feminino de voleibol, o ciclo de seis vitórias do Vitória terminou. A equipa de Hélder Andrade perdeu por 3-1 na receção à AJM/FC Porto. As conquistadoras ocupam agora o quinto lugar da primeira fase à partida para a derradeira jornada, no pavilhão do Leixões, quinta-feira. 

Já a equipa vitoriana de polo aquático perdeu na visita ao Fluvial por 9-5. O tricampeão nacional entrou mal na partida e chegou ao fim do primeiro quarto a perder por 4-0. A partir daí, o detentor da Taça de Portugal segurou a margem e o triunfo num duelo entre dois candidatos ao título. 

O primeiro dérbi entre equipas seniores de Xico Andebol e Vitória SC no século XXI terminou empatado a 26 golos. O pavilhão dos escolares foi o anfiteatro do embate da 10.ª jornada da Zona 1 da 2.ª Divisão Nacional, pautado pelo equilíbrio. A formação vitoriana continua a liderar o campeonato, com oito vitórias, um empate e uma derrota, ao passo que o Xico é quinto, mas com menos dois jogos.

Já a formação de polo aquático do Vitória SC respondeu ao empate da ronda anterior, em Lisboa, perante o Sporting, com um triunfo claro sobre o Clube Aquático Pacense por 18-6, nas Piscinas Municipais de Guimarães, num jogo em que se distanciou do adversário de forma constante, ao longo dos quatro períodos. 

No basquetebol, a equipa masculina do Vitória perdeu o jogo que encerrou a primeira volta da Liga Betclic, frente ao Imortal, por 82-76, após ter terminado o primeiro período com 15 pontos de vantagem. 

Já a equipa masculina de voleibol do Vitória triunfou por 3-0 na visita ao pavilhão da Académica de São Mamede, na 11.ª jornada da primeira fase, ascendeu ao sétimo lugar, com 16 pontos e só precisa de mais dois ou que a Ala Nun'Álvares de Gondomar perca um jogo para marcar presença na segunda fase enquanto membro da Série do Primeiros. Neste domingo, recebe o VC Viana. 

O representante vimaranense na Liga Placard de futsal, o Clube Recreativo de Candoso, perdeu na visita à Quinta dos Lombos por 5-3, e ocupa o 11.º e penúltimo lugar, com três pontos.

 

Voleibol Masculino: Vitória SC 3-0 VC Viana

Faltavam apenas dois pontos para garantir um lugar na Série dos Primeiros, e a equipa de João Santos conseguiu três, ao receber e vencer o Voleibol Clube de Viana pela margem máxima, com parciais de 25-19, 25-18 e 25-15. A turma equipada de branco comandou as operações do princípio ao fim e ocupa o sétimo lugar da primeira fase, com 19 pontos ao cabo de 12 jornadas, menos um do que o Castêlo da Maia, sexto.

Os vimaranenses ainda têm hipótese de trepar uma posição na derradeira jornada da primeira fase, em que recebem a Académica de Espinho, ainda na luta com a Ala Nun'Álvares de Gondomar pela última vaga na Série dos Primeiros. O jogo está marcado para as 16h00 de quinta-feira, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

 

Polo Aquático: Fluvial 9-5 Vitória SC

Adversário que derrotou quase sempre nas caminhadas para os títulos de campeão nacional em 2019, 2021 e 2022, o Fluvial tornou-se um recente carrasco do Vitória SC, que averbou a terceira derrota seguida perante o emblema portuense, depois da final da Taça de Portugal de 2021/22 e da Supertaça que abriu a presente temporada.

A equipa treinada por Vítor Macedo viu-se a perder por 4-0 até ao final do primeiro período e teve de correr atrás do prejuízo nos três quartos que se seguiram, sem sucesso. Os homens de Guimarães ainda reduziram para 4-2 até ao intervalo, mas a recuperação ficou-se por aí. A diferença manteve-se até ao fim do terceiro período (7-5), antes de se avolumar novamente nos oito minutos finais.

Ao cabo de cinco jogos, o Vitória soma 10 pontos, fruto de três vitórias, um empate e uma derrota. 

 

Voleibol Feminino: Vitória SC 1-3 AJM/FC Porto

Num duelo com dois sets iniciais de grande equilíbrio e outros dois que penderam para a formação azul e branca, bicampeã nacional, a equipa de Hélder Andrade perdeu, este domingo, por 3-1, após parciais de 21-25, 29-27, 18-25 e 18-25. 

Segunda classificada à partida para a 12.ª e penúltima jornada da Liga LIDL, a equipa de Guimarães caiu para o sexto lugar, ao ser ultrapassada pelas portistas, pelo Clube Kairós e pelo Sporting. Na derradeira jornada, o Vitória visita o Leixões, sétimo classificado, em duelo marcado para as 16h00 de quinta-feira.

 

Andebol (2.ª Divisão): Xico Andebol 26-26 Vitória SC

O aguardado dérbi entre Xico Andebol e Vitória SC, duas das equipas mais cotadas na Zona 1 da 2.ª Divisão Nacional de andebol, correspondeu às expetativas, pelo menos no que toca ao equilíbrio. As duas equipas de Guimarães terminaram o duelo da 10.ª jornada empatadas a 26 golos

A jogar no seu pavilhão, a formação azul e amarela chegou ao intervalo a vencer por 11-10, mas a equipa treinada por Luís Pereira anulou esse golo de desvantagem na segunda parte. Cláudio Mota, do Xico, foi o o melhor marcador do desafio, com 11 golos. No lado preto e branco, André Azevedo sobressaiu, com cinco.

A formação vitoriana continua a liderar a prova, com 27 pontos ao cabo de 10 jornadas, fruto de oito triunfos, um empate e uma derrota. Os comandados de Pedro Correia ocupam o quinto lugar, com 21 pontos ao cabo de oito jogos: também só perderam um encontro e empataram outro, o deste sábado, ao final da tarde. 

Na próxima jornada, o Vitória recebe o Gondomar Cultural, 11.º classificado, em jogo marcado para a 21h00 de 10 de dezembro, um sábado, enquanto o Xico joga à mesma hora no pavilhão do Infesta, 12.º da tabela. 

 

Polo Aquático: Vitória SC 18-6 CA Pacense

O tropeção de Alvalade - empate a 15 frente ao Sporting - mereceu uma resposta esclarecedora dos comandados de Vítor Macedo.

O Vitória SC recebeu e venceu o Clube Aquático Pacense por 18-6. Os vimaranenses venceram o primeiro período por 4-1 e chegaram ao intervalo com seis golos de vantagem (8-2). A segunda parte foi uma espécie de vira o disco e toca o mesmo, com a equipa da casa a vencer por 15-5 no fim do terceiro quarto, antes de fechar o resultado.

Ao fim de quatro jogos, o Vitória soma 10 pontos, fruto de três vitórias e um empate. 

 

Basquetebol: Imortal 82-76 Vitória SC

O Vitória SC esbanjou a oportunidade de terminar a primeira volta da Liga Betclic com os mesmos pontos do Esgueira, na sexta posição do principal campeonato nacional, depois da vantagem de 30-15 que se verificava no fim do primeiro quarto. Na deslocação a Albufeira, para o último duelo da primeira volta da competição, a formação treinada por Miguel Miranda perdeu por 82-76.

Depois da nortada que abalou a tabela defendida pelo algarvios no primeiro período, a equipa de Guimarães entrou bem no segundo período e chegou a duplicar os pontos do adversário (38-19), antes de o Imortal reagir e deixar o jogo na casa dos 10 pontos de diferença. O resultado era de 46-35 ao intervalo. 

A recuperação dos homens de Albufeira foi mesmo irreversível. No terceiro período, a vantagem vitoriana oscilou sempre entre os três e os nove pontos, com um 60-54 no marcador à partida para o último período; no quarto e derradeiro, o Imortal virou o jogo a meio, após o empate a 66 pontos, e nunca mais perdeu a dianteira, apesar da proximidade vitoriana. 

Num jogo em que Jacob van Tubbergen foi o vitoriano que mais se evidenciou, com 24 pontos, sobressai o fosso na eficácia de tiro exterior: 38% dos algarvios contra 20% do Vitória. 

O Vitória é sétimo classificado, com quatro triunfos e sete derrotas em 11 jogos, e abre a segunda volta com a deslocação a Oliveira de Azeméis: o duelo com a Oliveirense está marcado para as 17h30 do feriado de quinta-feira, 08 de dezembro.

 

Voleibol Masculino: Académica de São Mamede 0-3 Vitória SC

O Vitória está a dois pontos de garantir um dos oito primeiros lugares da primeira fase da Liga Una Seguros e de incluir a Série dos Primeiros, para a segunda. A formação treinada por João Santos conquistou a segunda vitória consecutiva no principal campeonato, ao derrotar a Académica de São Mamede pela margem máxima, com parciais de 19-25, 22-25 e 24-26, para a 11.ª jornada. 

Depois de um primeiro set em que os comandados de João Santos descolaram do adversário a partir do empate a sete pontos, o segundo foi mais nivelado, com o Vitória a destacar-se a partir do empate a 17 ponto, e o terceiro repleto de suspense. No último esforço para sobreviverem no jogo, os homens de São Mamede de Infesta estiveram a vencer por 24-21, mas a turma vitoriana fechou o set e o encontro com cinco pontos seguidos. 

A duas jornadas do fim, a equipa de Guimarães ascendeu à sétima posição da tabela, com 16 pontos, e pode garantir a Série dos Primeiros neste domingo, caso vença na receção ao Voleibol Clube de Viana, 12.º classificado, ou a Ala Nun'Álvares de Gondomar, nona classificada, com 11 pontos, perca na receção ao Sporting de Espinho, 10.º classificado. 

 

Futsal: Quinta dos Lombos 5-3 CR Candoso

O CR Candoso ainda igualou o marcador por duas vezes, mas foi incapaz de evitar a derrota na visita à Quinta dos Lombos, para a jornada nove da Liga Placard, o principal campeonato de futsal. Vini respondeu por duas vezes aos golos de Kaká, fazendo o 1-1 aos 14 minutos e o 2-2 aos 25, depois de a equipa de Carcavelos, no concelho de Oeiras, ter marcado aos sete e aos 19. 

Kaká fez o hat-trick para os anfitriões aos 28 e Willian Carioca dilatou o resultado para 4-2, aos 32. Hélder Ferreira ainda criou incerteza em volta do resultado, com o 4-3, ao minuto 36, mas Willian Carioca voltou a fazer o gosto ao pé aos 38, fechando as contas. 

A formação de São Martinho de Candoso caiu para o 11.º e penúltimo lugar, com três pontos, tendo sido ultrapassado pelo Portimonense, agora com quatro, no 10.º posto, após ter recebido e goleado o lanterna-vermelha Futsal Azeméis, por 9-4. Os vimaranenses recebem precisamente os algarvios na ronda 10, em duelo marcado para as 16h00 de quinta-feira, feriado. 

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast