Mesmo sem vagas no play-off, Vitória supera exame com Académica
Ao intervalo, já não havia qualquer dúvida sobre o desenlace de uma lição que começou a ser aplicada no primeiro período. Vimaranenses vão terminar primeira fase no 10.º lugar.

No dia em que o emblema dos estudantes se deslocou a Guimarães, o Vitória apresentou-se com a matéria muito mais bem preparada e ultrapassou com distinção todos os obstáculos que a turma vestida de negro lhe colocou; os pupilos de Miguel Miranda derrotaram a Académica, 12.ª e última classificada da Liga Betclic, por 92-74, em partida referente à 21.ª jornada da fase regular do principal campeonato nacional masculino de basquetebol.
O sucesso vitoriano começou a desenhar-se no primeiro quarto e transformou-se em certeza no segundo. O resultado ao intervalo era de 50-35, após um trajeto em que a formação da casa assumiu sempre a dianteira. No período inaugural, o Vitória teve mesmo uma vantagem de 10 pontos (16-6), antes de uma breve réplica conimbricense que fixou o resultado de 23-16 à primeira interrupção.
Essa reação estendeu-se até meados do segundo quarto, fase em que a Académica reduziu a diferença para quatro pontos (32-28). A resposta vitoriana foi, contudo, pronta: um parcial de 7-0 nos instantes finais da primeira parte fixou uma vantagem de 15 pontos ao intervalo.
Na abertura da segunda parte, um outro parcial de 7-0 impulsionou o desnível para a casa dos 20 pontos. Cavado esse fosso, a equipa de Guimarães limitou-se a gerir a marcha de um resultado sem qualquer discussão até ao final, pese a vitória conimbricense no derradeiro quarto (18-21).
A eficácia no lançamento exterior - 34,6% contra 15% - a diferença nos ressaltos ganhos - 48 contra 29 - desequilibrou a balança a favor da turma da cidade-berço. Matt McCarthy foi o elemento mais vimaranense que mais se destacou na quadra, com um duplo-duplo (12 pontos e 16 ressaltos), seguido do base Carlos Cardoso (17 pontos e quatro assistências). Nikola Vujovic, da Académica, foi o melhor marcador do desafio, com 25 pontos.
O Vitória soma agora seis triunfos e 15 derrotas - 27 pontos - e já sabe que vai terminar a fase regular do campeonato na 10.ª posição, fora do play-off. A equipa de Miguel Miranda encerra o primeiro capítulo da Liga Betclic a 26 de março, no pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa.