Matilde e Francisca embalam Portugal para play-off da Billie Jean King Cup
Cada uma das tenistas venceu a sua partida de singulares frente a Malta, o que permitiu à seleção lusa vencer a Pool B do Grupo III da Zona Europa-África e chegar ao play-off de acesso ao Grupo II.

Portugal precisava de vencer esta quinta-feira para atingir o play-off de acesso à segunda divisão da Billie Jean King Cup, a principal competição feminina de seleções, e conseguiu-o graças às prestações categóricas de Matilde Jorge e de Francisca Jorge nos dois encontros de singulares do dia, antes de perder o de pares, com as contas já fechadas; 2-1 foi o resultado final.
Em Skopje, capital da Macedónia do Norte, Matilde Jorge (674.ª do ranking mundial) abriu o dia com um triunfo por 6-3 e 6-4 sobre Elaine Genovese, tenista sem classificação internacional, ao fim de uma hora e 33 minutos.
Com essa vitória, a seleção treinada por Neuza Silva só precisava de mais uma outra para carimbar o primeiro lugar na Pool B do Grupo III da Zona Europa-África e a consequente presença no play-off de acesso ao Grupo II, algo que Francisca Jorge conseguiu; a melhor tenista nacional (377.ª do circuito WTA) impôs-se a Francesca Curmi (709.ª) por 6-4 e 6-1, ao fim de uma hora e meia.
Com o triunfo já garantido, Portugal perdeu o encontro de pares entre a dupla formada por Inês Murta e Ana Filipa Santos e a outra, composta por Elaine Genovese e Helene Pellicano; 6-3 e 6-4 foi o resultado.
Na quarta-feira, as tenistas lusas derrotaram a outra seleção do grupo, o Burundi, por três encontros a zero.
Garantido o play-off, Portugal tem de derrotar mais duas seleções para ascender à segunda divisão da Billie Jean King Cup.