Marcus Edwards ruma a Alvalade. Bruno Gaspar e Catamo reforçam Vitória
Lateral reforça equipa de Pepa a título definitivo e extremo de 21 anos por empréstimo, com os vitorianos a terem direito de preferência. Venda de Edwards atinge os 7,67 milhões de euros.

O negócio que foi alvo de sucessivos rumores ao longo de janeiro está prestes a concretizar-se: Marcus Edwards vai assinar um contrato válido com o Sporting até junho de 2026, na sequência de um negócio avaliado em 7,67 milhões de euros para a aquisição dos 50% do passe que eram pertença do Vitória.
A longa jornada de negociações está no fim, com o emblema de Guimarães a assegurar, em troca, o regresso de Bruno Gaspar a título definitivo, com um contrato válido até 2026, e o empréstimo de Geny Catamo. No final da época, o Vitória poderá exercer direito de preferência sobre o passe do extremo moçambicano de 21 anos, utilizado por uma vez na formação principal dos leões em 2021/22.
A contratação de Gonzalo Plata é uma possibilidade no final da época, caso o Valladolid abdique da opção de compra que detém sobre o extremo equatoriano, avaliada em 10 milhões de euros.
A passagem de Marcus Edwards por Guimarães termina ao fim de duas épocas e meia, na qual se distinguiu pelo recorte técnico, pelas mudanças de velocidade e pelos lampejos individuais que acabaram em golo após driblar dois ou três adversários, nomeadamente em 2019/20 e em 2021/22.
Para a história, o virtuoso inglês de 23 anos deixa um registo de 20 golos e oito assistências em 96 jogos oficiais vestido a preto e branco. Foi também o jogador a marcar o primeiro golo de uma equipa portuguesa no Emirates Stadium. A jogar frente ao rival do clube que o formou e detém ainda 50% do seu passe, o Tottenham, o atacante inaugurou o marcador no jogo em que o Vitória perdeu por 3-2 para a Liga Europa 2019/20.