Mais de uma centena de ciclistas deram ao pedal no AvePark
Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo reuniu 20 equipas, de várias regiões, para provas de várias especialidades. A grande adesão deve-se a "muita falta de provas e de kms nas pernas”.

Durante esta tarde de sábado, 12 junho, o AvePark acolheu mais de uma centena de ciclistas dos escalões pupilos, benjamins, iniciados, infantis e juvenis para o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto, promovida pelo Município de Guimarães.
O Encontro, que costuma ocorrer anualmente, decorreu este ano nos arruamentos do AvePark de forma a limitar a prova e a presença do público, visando respeitar as condições de segurança e orientações da Direção-Geral da Saúde e normas concertadas pela Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Paulo Soares, Diretor da Associação de Ciclismo do Minho, olha pelo lado positivo de trazer uma prova destas para um meio mais pequeno.
“A deslocalização dos grandes meios também é importante para que possamos fazer com que as pessoas, fora desses grandes meios, sintam o que são as provas de ciclismo e no que é que dinamizam. Esperemos que no próximo ano, quer taipas, como Barco ou Briteiros, todo este conjunto de freguesias aqui à volta, consigam vir e aperceber-se, efetivamente, o que é uma prova de escolas e como isso dinamiza e como motiva as crianças para trabalhar no seu dia-a-dia.”, reflete Paulo Soares.
Apesar do contexto de pandemia, a prova contou com vinte equipas e mais de cem atletas das diversas zonas do Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior até Beira Litoral.
O Diretor da entidade justifica a grande adesão. “Há uma grande adesão, porque há falta de provas, ânsia e, por isso, vontade de participar. Provas de estrada ainda só tinha havido uma de Barcelos, mas que abarcou só as equipas do Minho. Muita falta de provas e de kms nas pernas”, revela.