Listas sorteadas
Pedro Xavier é novamente o responsável pelo ato eleitoral e pede “elevação e respeito” na campanha. Após a eleição de 5 de março “todos têm de ser unidos”.

Realizou-se esta quarta-feira o sorteio das listas candidatas aos órgãos sociais do Vitória SC. No Estádio D. Afonso Henriques, responsáveis pelas três candidaturas assim como a mesa da assembleia geral do clube alinhavaram o processo eleitoral, ficando definido Pedro Xavier como o responsável pelas eleições.
“Virou-se a página”, referiu Pedro Xavier, que iniciou hoje a sua participação no ato eleitoral, referindo-se à questão das alegadas assinaturas falsas que foram detetadas na candidatura de Miguel Pinto Lisboa. Ditou o sorteio que cada lista tenha a designação correspondente à ordem de anúncio da candidatura, nomeadamente António Miguel Cardoso com a Lista A, Alex Costa com a Lista B e Miguel Pinto Lisboa com a Lista C.
A partir daqui, Pedro Xavier promete “transparência, rigor e a defesa máxima dos interesses do Vitória”. Na sua intervenção, no Estádio D. Afonso Henriques, o antigo dirigente do Vitória SC pediu “elevação e respeito” no ato eleitoral e “união” depois do mesmo.
“O que transmiti a todos os intervenientes de cada lista foi exatamente isso. Virou-se a página, e agora começa um período em que cada uma das listas, com elevação e respeito, explica aos sócios o que pretende fazer, os programas que tem, as ideias que tem para o futuro. Cada um deles deve ter muito respeito por cada uma das outras candidaturas. Somos todos sócios do Vitória. No dia 05 de março, os sócios vão dizer quem querem para governar o clube. Após essa decisão, é precisa uma união muito grande. Todos sabemos que passamos por uma situação difícil de pandemia que afetou financeiramente o clube e não só. Todos têm de ser unidos, quer os que ganham, quer os que perdem. O Vitória vai precisar de todos e não de alguns”, frisou.
António Miguel Cardoso: “Queremos agora passar as nossas ideias e o nosso projeto”
António Miguel Cardoso, candidato à presidência, esteve no sorteio em representação daquela que foi designada como Lista A e mostrou-se satisfeito pela evolução do processo eleitoral depois do problema em torno das assinaturas.
“Queremos agora passar o nosso projeto e as nossas ideias. Estamos em campanha e satisfeitos. Houve um ou dois dias mais cinzentos naquilo que é a nossa história, mas estamos satisfeitos porque as coisas estão a entrar no rumo certo. A candidatura de Miguel Pinto Lisboa retirou mais 500 assinaturas, o que é importante para também clarificar os sócios. Agora é altura de pensar nas eleições. Somos a lista A de ‘audácia’. Os sócios precisam de audácia e de esperança neste momento, com caras novas e coisas diferentes”, disse o candidato.
Rui Vaz: “Ficou tudo muito bem definido para as eleições”
Em representação da lista de Alex Costa – Lista B – esteve Luís Vaz, candidato a presidente da mesa da assembleia geral, referindo que “fechámos a página” em relação às assinaturas, vincando igualmente a intenção e debater o futuro do clube.
“Tivemos aqui esta reunião, foi uma conversa entre associados. Ficou tudo muito bem definido para as eleições. No sorteio, calhou-nos a lista B. Agora vamos lutar na campanha eleitoral com as nossas ideias e mostrar aos vitorianos que somos uma lista que está a trabalhar pela positiva para o bem do Vitória. Já viramos a página [em relação às assinaturas], foi dito que [a lista do Miguel Pinto Lisboa] ficou com 500 e qualquer coisa assinaturas em termos efetivos, mas não sei quantas foram retiradas. Foram as três listas validadas e vão as três a eleições”, frisou.
Pedro Miguel Carvalho: “Independentemente das nossas divergências pessoais, o que nos interessa é o Vitória”
Pedro Miguel Carvalho foi o responsável por representar a recandidatura de Miguel Pinto Lisboa, considerando “lamentável o que se passou” nos últimos dias, prometendo ir até às últimas consequências.
“É lamentável tudo o que se passou, o facto de alguém ter posto em causa e adulterado algumas das candidaturas, no caso alguns formulários de uma das candidaturas. Foram detetadas irregularidades em todas as candidaturas. Sentimo-nos obviamente enganados pelo facto de alguém nos ter entregado formulários que poderão conter proponentes que não o foram de facto. Sei do que falo porque surjo numa dessas listas como proponente, com a minha assinatura obviamente, e apareço uma segunda vez, porque alguém me pôs como proponente. Acho um episódio lamentável, e também a exploração à volta disto. Não querendo com isto escamotear a gravidade do que acontece, iremos até às últimas consequências para apurar o responsável que nos veio intencionalmente prejudicar. Mas estamos obviamente em condições de nos apresentarmos a votos. O que me importante, acima de tudo, que os vitorianos escolham quem acham que devem escolher e que saiam uns bons órgãos sociais, que continuem ou projetem o clube em termos futuros. Independentemente das nossas divergências pessoais, o que nos interessa é o Vitória”, vincou.
Recorde-se que as eleições do Vitória SC estão agendadas para o dia 5 de março no Pavilhão Unidade Vimaranense, no Complexo Desportivo do Vitória.