Liga 3 está aí: Vitória B e Pevidém “preparados” para ir a jogo
Moreno e João Pedro Coelho, técnicos das duas equipas de Guimarães que entram na Liga 3, dizem-se “preparados” e perspetivam o arranque da nova competição.

Este fim de semana arranca a nova competição do panorama desportivo nacional, a antecâmara do futebol profissional. Vitória SC e Pevidém integram a nova Liga 3, sendo o Vitória B a primeira equipa a entrar em campo, na manhã de domingo, frente ao Lourosa. Da parte da tarde é a vez de o Pevidém ir a jogo, em Fafe, frente ao Montalegre.
Organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, esta competição, que se desenrolará exclusivamente em relvados naturais, visa atenuar as diferenças visíveis até agora entre o Campeonato de Portugal e a 2.ª Liga, sendo o futebol espetáculo o principal foco da entidade promotora.
Disputada entre 24 clubes, divididos em duas séries, Pevidém SC e Vitória B integram a Série A, referente à Zona Norte. Os quatro primeiros classificados de cada série apuram-se para a fase de subida, e os restantes oito lutarão pela manutenção. O primeiro classificado de cada série apura-se para a o Apuramento de Campeão e sobe à 2.ª Liga da época seguinte, enquanto que os segundos classificados disputam um play-off a duas mãos entre si.
Moreno sem medo da competitividade
Depois de na época passada garantir uma vaga na Liga 3, Moreno continua a ser o técnico da equipa B do Vitória SC. Apesar de admitir que tem um grupo muito jovem, o técnico diz que a competitividade que aí vem não assusta.
“Sabemos o que nos espera: um campeonato longo, muito competitivo, com equipas muito equilibradas. Houve uma grande mudança na nossa equipa, precisamos de algum tempo para preparar estes jovens, alguns ainda demasiado jovens, mas não temos receio nenhum de entrar na competição com eles, estamos preparados e ao longo da época queremos ser uma equipa organizada, competitiva e disciplinada”, assume Moreno, em declarações partilhadas pelo Vitória SC.
O Vitória SC entra em campo às 11 horas de domingo num jogo que tem transmissão televisiva no Canal 11, frente ao Lusitânia Lourosa. Um exemplo do que o Vitória SC vai encontrar. “Não nos assusta minimamente perceber que vamos defrontar equipas com jogadores experientes, alguns deles com dezenas de jogos na 1.ª Divisão, e os nossos com cenários de competição em juniores e sub-23. isso não nosso assusta nada. Estamos preparados”, assegura.
O objetivo continua a ser potenciar jogadores para chegar à equipa principal, por isso “quanto melhor se prepararem e perceberem a exigência de estar na equipa A, mais rapidamente vão chegar lá”, atira Moreno.
João Pedro Coelho assume compromisso de “jogar para ganhar”
Tal como o Vitória B, também o Pevidém entra em campo domingo, da parte da tarde (17horas, no facebook do Canal 11). Depois de uma época excecional, em que lutaram pela subida à 2.ª Liga até à última jornada, os cavaleiros de São Jorge seguem para uma nova etapa no patamar num patamar que, há poucos anos, seria impensável.
Ao Tempo de Jogo, João Pedro Coelho assume que a sua equipa tem como compromisso “jogar para ganhar” em todos os jogos. “Jogar para ganhar é um compromisso nosso. Vamos com toda a certeza, independente do adversário e das dificuldades, que serão muitas, lutar pelos três pontos em todos os jogos. Temos uma estratégia, avaliamos bem o nosso adversário e este primeiro desafio não irá fugir à regra. O nosso objetivo será a conquista dos três pontos”, aponta.
O técnico do Pevidém revela que no balneário do Pevidém há “entusiasmo” e vontade que os jogos comecem rápido. “Sabemos que será uma Liga 3 com muita envolvência e bastante organizada. Para nós é um orgulho muito grande marcar presença e fazer parte desta competição. Estamos ansiosos que a bola comece a rolar e temos trabalhado muito para estarmos preparados para o jogo de domingo”, vinca.