Juniores vitorianos estão de volta. O “grande foco” é “desenvolver talento”
Com o treinador Ricardo Lima de regresso a um cargo que ocupou em 2019/20, os sub-19 arrancam em Braga, com dérbi minhoto, e querem aprofundar “talento” para um dia pisarem D. Afonso Henriques.

Com protagonistas que se renovam ano após ano, a equipa sub-19 do Vitória SC está de regresso às quatro linhas para jogos a sério. E o primeiro adversário na Zona Norte da 1.ª Divisão Nacional júnior é o rival Sporting de Braga, num embate marcado para as 18h00 de sábado, 06 de agosto, na cidade desportiva dos arsenalistas, com transmissão televisiva pelo Canal 11.
Um dérbi a abrir um campeonato é sempre “fantástico, apetecível e apaixonante”, e o plantel vitoriano vai “prepará-lo para ganhar”, até porque “formar jogadores vencedores” é uma das dimensões da formação, mas Ricardo Lima, treinador que regressa a um escalão que assumiu em 2019/20, lembra que há outras prioridades nas camadas jovens; a maior é possivelmente a de “desenvolver talento”.
“O nosso grande foco é desenvolver talento, e este campeonato cria essas condições (…). É um campeonato que conheço muito bem, muito competitivo e interessante desenvolvimento dos jogadores”, realça aos canais de comunicação vitorianos.
Apesar do plantel ser “bastante jovem”, com bastantes jogadores sub-18, o técnico vê talento a ser aprofundado no grupo a seu cargo: “Temos de ir etapa a etapa. Têm de ser 1% melhores a cada dia, para, quando chegarem à equipa principal, estarem preparados para jogarem no Estádio D. Afonso Henriques”.
Outro dos desígnios da equipa técnica de Ricardo Lima é o de olhar para os atletas da equipa sub-17 para perceber como os “colocar num patamar superior”.