João Sousa vence número 25 mundial e está nos quartos de final de Genebra
Ao derrotar Nikoloz Basilashvili em dois sets, o vimaranense já assegurou a segunda melhor prestação da época em torneios ATP, depois da vitória de fevereiro, em Pune (Índia).

Confirmado, na segunda-feira, o regresso ao top 80 mundial, algo que não se verificava desde outubro de 2020, João Sousa logrou, nesta quarta, a vitória teoricamente mais difícil da época, que lhe valeu os quartos de final do ATP 250 de Genebra (Suíça).
O vimaranense, número 79 da hierarquia, derrotou o georgiano Nikoloz Basilashvili, 25.º do ranking ATP, por 6-3 e 6-4, ao fim de uma hora e 23 minutos.
Na terra batida de Genebra, o tenista português mais cotado superiorizou-se claramente ao adversário no número de primeiros serviços com eficácia (66% contra 38% do número 25 mundial), de ases (oito contra dois) e de break points – Sousa quebrou por três vezes o serviço adversário e consentiu apenas um dos seus jogos a servir.
Depois da vitória sobre o espanhol Pablo Andujar (6-1 e 6-4) na ronda inaugural e sobre Basilashvili, na segunda, o atleta de Guimarães defronta, na próxima ronda, o vencedor do embate entre o canadiano Denis Shapovalov, 15.º do ranking ATP, e o bielorrusso Ilya Ivashka, na posição 50.