João Sousa sobe ao trono na Índia: vimaranense vence o ATP 250 de Pune
O tenista vimaranense voltou a esboçar um sorriso num torneio ATP, ao vencer pela quarta vez um torneio desta categoria. Na Índia bateu o finlandês Emil Ruusuvuori por dois sets a um.

João Sousa voltou a subir ao trono, desta feita na Índia, ao ritmo do seu melhor ténis. O vimaranense venceu o ATP 250 de Pune, ao derrotar o finlandês Emil Ruusuvuori, número 87 do ranking mundial.
O melhor tenista de sempre do nosso país, atual 137.º do ranking, chegou à 11.ª final da sua carreira num arranque de 2022 auspicioso, conseguindo levar de vencido um encontro em que teve de se superar. João Sousa podia ter vencido o jogo em dois sets, mas a questão arrastou-se para a negra, onde João Sousa esteve imparável
O primeiro set pautou-se pelo equilíbrio e, depois de falhar o primeiro break point, o conquistador teve de correr atrás do prejuízo. Reergueu-se e levou a disputa do jogo para tie-break, saindo por cima numa longa disputa que se prolongou até 11-9 a favor do vimaranense.
No segundo set João Sousa construiu uma vantagem confortável, dominando as incidências do jogo, mas acabou por sucumbir e permitiu a reviravolta ao adversário finlandês. O tenista luso foi-se abaixo fisicamente, e acabou por sentir essa quebra também animicamente.
Recuperado para o terceiro set, João Sousa fechou os três primeiros jogos fazendo valer-se da sua experiência. Ainda permitiu que o finlandês recuperasse no quarto jogo, mas o conquistador seguiu depois imparável até fechar os seis jogos do terceiro set.
Em Pune João Sousa conquistou o quarto título ATP 250 da carreira, para juntar aos três anteriormente conquistados: Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril (2018).