João Sousa impôs-se agora ao número 50. Segue-se Gasquet, o 75, nas meias
O melhor tenista português voltou a triunfar no ATP 250 de Genebra, sobre Ilya Ivashka, por duplo 7-5, e vai disputar o acesso à final com o antigo top 10 mundial.

À medida que avança torneio de Genebra fora, o conquistador defronta adversários cada vez mais próximos da sua classificação no ranking ATP, o 79.º lugar. Depois de eliminar o número 25 da hierarquia mundial na segunda ronda do ATP 250 de Genebra (Suíça), Nikoloz Basilashvili, João Sousa derrotou o número 50 nesta quinta-feira e prepara-se para defrontar o 75.
O número 50 é Ilya Ivashka, o adversário dos quartos de final, que o número um português derrotou por duplo 7-5, ao cabo de uma hora e 46 minutos de encontro. Mais eficaz a fazer entrar o primeiro serviço – fê-lo em 66% das ocasiões contra 55% do adversário -, o vimaranense também evitou oito dos 14 pontos de break de que o bielorrusso - a competir sem bandeira face à penalização imposta ao país no âmbito da guerra na Ucrânia – dispôs.
O melhor português do circuito teve de virar ambos os sets, tendo estado a perder por 4-1 no segundo, após consentir um break logo a abrir.
Nas meias-finais, João Sousa vai defrontar Richard Gasquet, antigo número 7 do mundo, em 2007, e hoje número 75 da tabela. O francês derrotou o polaco Kamil Majchrzak nos quartos, por 6-2 e 6-4.