João Sousa deixa escapar vantagem e despede-se dos JO
Vimaranense fica pelo caminho na primeira ronda, apesar de ter entrado a vencer no encontro. Venceu o primeiro set, mas perdeu os dois seguintes.

O tenista vimaranense João Sousa esteve no guiché para prolongar a sua estadia na aldeia olímpica, que é como quem diz, entrou a vencer no embate com o checo Tomas Machac, mas acabou por permitir a reviravolta e disse adeus aos Jogos Olímpicos 2020 com uma prestação pouco acutilante.
Número 137 do ranking, João Sousa entrou melhor no embate com o número 145 do ranking mundial, mas, claramente numa má fase carreira, acabou por sucumbir. O tenista fechou o primeiro set com dois grandes pontos a atenuar uma dupla falta que adiou o fecho do set, que acabou por acontecer no tie-break (7-5).
No segundo set o vimaranense de 32 anos sofreu uma quebra de serviço no primeiro jogo, acusou essa quebra e não mais se encontrou, não resistindo ao forte serviço do tenista checo de apenas vinte anos de idade e perdeu os dois sets seguintes pelo mesmo parcial (4-6), caindo na primeira ronda do torneio olímpico.
Depois de já ter sido eliminado em pares, o vimaranense termina desta forma a sua segunda participação olímpica, confirmando o mau momento de forma. Ontem (sábado) Pedro Sousa também foi eliminado, pelo que Portugal já não tem representantes na modalidade.