João Sousa defronta o checo Tomas Machac no arranque do torneio olímpico
Se vencer o 145.º classificado da hierarquia mundial, o vimaranense defronta o vencedor do embate entre Diego Schwartzman e Juan Pablo Varillas na segunda ronda.

De regresso aos Jogos Olímpicos, após a presença de 2016 no Rio de Janeiro, João Sousa já conhece o primeiro adversário no torneio de singulares de Tóquio: 137.º do ranking mundial, o vimaranense vai defrontar Tomas Machac, da República Checa, 145.º do circuito ATP.
Os dois tenistas vão enfrentar-se pela primeira vez na carreira, não estando ainda definido o horário. Se vencer, o melhor tenista luso da história iguala pelo menos a segunda ronda de há cinco anos e defronta o argentino Diego Schwartzman, 13.º da hierarquia e oitavo cabeça de série, ou o peruano Juan Pablo Varillas, 122.º. O torneio, recorde-se, vai decorrer entre este sábado e 01 de agosto.
Já em pares, João Sousa vai competir ao lado de Pedro Sousa, o outro representante luso do ténis nos Jogos. Na primeira ronda, a dupla vai disputar o acesso à ronda seguinte, os oitavos de final, com os japoneses Kei Nishikori e Ben McLachlan. O encontro está marcado para as 11h00 locais de sábado (03h00 de Portugal Continental).