skipToMain

João Costa no mundial na Austrália

Um dos portugueses mais cotados na variante de costas, o nadador do Vitória assume que ficaria “contente” com uma final numa das três provas que vai disputar em Melbourne, no mundial de piscina curta.

24 novembro 2022 > 17:00

No fim de um ano em que bateu o recorde nacional dos 100 metros costas, nos campeonatos nacionais de Coimbra, a 01 de abril, com 53,88 segundos, e foi quinto classificado nos campeonatos europeus de Roma, em agosto, João Costa está à porta de mais um palco para se afirmar: trata-se do campeonato mundial de piscina curta (25 metros de comprimento), que vai decorrer entre 13 e 18 de dezembro, em Melbourne, na Austrália.

O nadador vimaranense de 21 anos realça que é um “orgulho” representar Portugal, mas “principalmente” Guimarães e o Vitória SC, pelo que encara a competição por vir como “um prazer”, não “um peso”. E as expetativas que nutre quanto à presença em Melbourne são “altas”. “As minhas expetativas são altas e vou para o mundial dar o meu melhor. Não querendo colocar uma meta ou um objetivo, uma final num mundial deixava-me contente. O trabalho está feito e agora é acreditar no processo”, realçou, citado pelo sítio oficial do Vitória.

O “orgulho” estende-se ao irmão e treinador de João Costa, até porque é a primeira vez que um atleta de Guimarães e do Vitória compete num “campeonato do mundo de absolutos”, no seu entender “a justa recompensa pelo excelente final de época passada”, com “mínimos e critérios” para marcar presença em Melbourne.

Rui Costa crê que o seu pupilo é “mais forte” na piscina olímpica, de 50 metros, mas deve lutar, pelo menos, por ser um dos 16 melhores do mundo em pelo menos uma das provas que vai competir – 50, 100 e 200 metros costas. “Temos ainda o objetivo de atingir recordes pessoais nas três provas em que vai competir. Outro dos objetivos é ganhar o hábito de competir com os melhores do mundo para evoluir ainda mais no futuro”, perspetiva.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast