JO Tóquio: Portugal perde com o bicampeão mundial no jogo 100 de Rui Silva
O central vimaranense alcançou a 100.ª internacionalização pela seleção das “quinas” na derrota frente à Dinamarca, por 34-28. Portugal depende apenas de si para seguir para os quartos de final.

Os “heróis do mar” ainda se mantiveram ombro a ombro com a Dinamarca até ao intervalo, quando perdiam por 20-19, mas um parcial de 5-0 favorável aos bicampeões do mundo no início da segunda parte decidiu o embate referente à quarta jornada do grupo B do torneio olímpico masculino de andebol. O resultado no Ginásio Nacional Yoyogi foi de 34-28, favorável aos nórdicos.
Após o jogo que marcou a 100.ª internacionalização de Rui Silva com a camisola das “quinas”, Portugal ocupa o quarto lugar do grupo, com dois pontos – os mesmos do quinto, Bahrain – e depende de si para seguir para os quartos de final da competição. Para isso acontecer, é preciso vencer o Japão, lanterna-vermelha do grupo sem qualquer ponto, em duelo agendado para as 09h00 locais (01h00 de Lisboa).
Após um desnível inicial de 4-1 favorável aos dinamarqueses, o conjunto de Paulo Jorge Pereira manteve sempre uma distância curta para o adversário durante a primeira parte, sem no entanto igualar o marcador.
Depois de ter atingido o intervalo com uma desvantagem de um golo (20-19), a armada lusa aguentou o equilíbrio até aos 22-21, antes de sofrer cinco golos consecutivos. Com esse parcial, a seleção escandinava afastou-se definitivamente no marcador, consumando um triunfo folgado, no qual Mikkel Hansen foi o mais goleador – alvejou as redes portuguesas por nove vezes. Diogo Branquinho sobressaiu nos “heróis do mar”, com quatro golos.
Rui Silva: um golo num marco histórico
Protagonista de outros momentos históricos, nomeadamente do golo que empurrou Portugal para uma inédita presença olímpica, Rui Silva atingiu nesta sexta-feira as 100 internacionalizações equipado de vermelho e verde. O central vimaranense de 28 anos marcou um golo na primeira parte, que reduziu então a desvantagem para 17-15.
Portugal 28-34 Dinamarca (Ficha)
Portugal: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho (4), Gilberto Duarte (2), Daymaro Salina (3), Aléxis Borges (3), André Gomes (3) e António Areia (2). Jogaram ainda Humberto Gomes, João Ferraz (3), Rui Silva (1), Pedro Portela (1), Fábio Magalhães (3), Luís Frade (2) e Miguel Martins (1).
Selecionador: Paulo Jorge Pereira.
Dinamarca: Niklas Landin, Emil Jakobsen (2), Lasse Svan (4), Henrik Moellgaard, Mads Mensah (3), Mikkel Hansan (9) e Mathias Gidsel (7). Jogaram ainda Kevin Moeller, Magnus Landin (1), Magnus Saugstrup (1), Henrik Toft Hansen (3), Morten Olsen, Johan Hansen e Jacob Holm (4).
Selecionador: Nikolaj Jacobsen.
Árbitros: Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski (Macedónia do Norte)