Infelicidade mantém Moreirense nos últimos lugares
Moreirense FC sofreu golpe duro nos últimos minutos da partida frente ao Portimonense SC. Derrota por 0-1 mantém cónegos na cauda da tabela classificativa. Estreia amarga para Lito Vidigal.

A derrota de hoje agudizou o mau momento que o Moreirense FC vive na Liga Portugal bwin. Apesar da prestação interessante protagonizada pelo coletivo dentro das quatro linhas, os cónegos sofreram o golo da derrota ao minuto 87. Um erro, prontamente aproveitado pelo SC Portimonense, deitou por terra as aspirações cónegas. O resultado final de 0-1 mantém o emblema do Moreirense na cauda da tabela classificativa: os 9 pontos somados ao cabo de 13 jornadas deixam a equipa no 17.º lugar. Recorde-se que a equipa de Lito Vidigal tem um jogo a menos fruto do adiamento do encontro com o CD Tondela.
É preciso recuar até aos últimos dias do mês de novembro para encontrar o último jogo competitivo da formação de Moreira de Cónegos. Desde o empate caseiro a duas bolas com o Gil Vicente FC, a 26 de novembro, a equipa cónega viveu uma jornada de paragem forçada, a saída de João Henriques e a chegada do novo timoneiro Lito Vidigal. A estreia do novo técnico consumou-se na tarde deste domingo, mas sem produzir efeitos na tabela classificativa. Lito Vidigal sabia que este ia ser um desafio difícil de superar até porque a turma de Portimão tem um registo impressionante fora de portas. À partida para a jornada 14, o 17.º classificado Moreirense tinha pela frente o impressionante 6.º classificado Portimonense. No fim dos 90 minutos, os três pontos ficaram com o favorito da partida, mas o resultado não conta a história de toda a partida.
Lito Vidigal não mexeu muito no primeiro XI inicial que escolheu para o Moreirense FC. Na verdade, a única alteração que fez foi forçada: o central Pablo rendeu o castigado Rosic. Foi o Portimonense controlou o jogo e criou oportunidades nos primeiros 20 minutos, mas sem perigo e sem dificultar muito a vida de Kewin. Foi também nessa fase inicial do jogo que surgiu a primeira contrariedade para os axadrezados: Yan Matheus, com queixas, foi forçado a sair da partida e deu lugar a Walterson Silva. A aproximação à meia hora de jogo produziu efeitos no jogo. O Moreirense começou a procurar a bola e a querer controlar o jogo. Ibrahima aos 24’ e André Luís aos 43’ tiveram perto de fazer o golo, mas a bola saiu muito por cima da baliza de Samuel Portugal. O melhor ficou para o fim. Já no período de descontos, Paulinho protagonizou o contra-ataque rápido, mas o remate cruzado saiu a centímetros do poste; poucos minutos depois foi Filipe Soares que viu Samuel Portugal sair em falso e aproveitou a oportunidade, mas Pedrão – depois consagrado homem do jogo, fez o corte em cima da linha de golo.
A toada manteve-se na segunda parte e o ascendente do Moreirense não ficou no balneário. Com mais posse de bola, com vontade de controlar a partida e a jogar sobretudo no meio-campo adversário, o Moreirense ia criando oportunidades, mas algumas más decisões e Samuel Portugal iam impedindo que se festejasse o primeiro no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Lito Vidigal mexeu na equipa ao minuto 65: Rafael Martins e Gonçalo Franco entraram para os lugares de André Luís e Filipe Soares. Continuavam a ser menos as oportunidades do Portimonense em comparação com as do Moreirense. Rafael Martins, aos 75’, e Fábio Pacheco, aos 82’, tentaram, mas sem sucesso e o nulo persistia em manter-se no marcador. Até que, perto do final do tempo regulamentar, surgiu o primeiro – e único – golo da partida. Depois da perda de bola ainda no meio campo cónego, o esférico chegou a Aylton Boa Morte que, sozinho na direita, rematou para o fundo das redes de Kewin. Lito Vidigal ainda lançou Sori Mané (Fábio Pacheco) e Derik Lacerda (Felipe Soares), mas estava dado o duro golpe que acabou por definir o destino do jogo.
Na próxima jornada, os cónegos vão deslocar-se à casa do Boavista FC e encontrar um adversário que também não está a ter vida fácil no campeonato. As panteras negras, que não conhecem o sabor do triunfo desde agosto, estão no 12.º posto da tabela fruto dos seis empates conquistados e de apenas duas vitórias. O encontro está marcado para as 17h do próximo dia 19.