Há poucas histórias como esta. O "underdog" Pevidém cavalga rumo à glória
Cavaleiros de São Jorge podem selar hoje uma subida inédita à II Liga.

Se não estivesse a acontecer na “vida real”, o Pevidém podia gravar o percurso até à partida deste domingo contra o Trofense e repetir o jogo as vezes que quisesse até conseguir um resultado sorridente. Assim, só tem esta oportunidade – e que oportunidade. É que caso conseguiam somar três pontos, os Cavaleiros de São Jorge selam a presença na II Liga e confirmam a terceira “subida” no espaço de um ano.
Tudo pode ser decidido este domingo, no estádio do CD Trofense, equipa habituada a outros campeonatos e que até já andou entre a nata do futebol português na temporada 08/09. Por isso, esta é também a clássica narrativa do underdog, de um clube que desafiou as probabilidades com sucesso. A história de uma equipa semiprofissional, que treina ao final do dia, dá de caras com adversários e estruturas profissionais e levar a melhor: nesta “liguilha” de acesso à II Liga derrotou a equipa B do SC Braga, por exemplo.
E se o “senso comum” colocava o Pevidém como o “elo mais fraco” da série – dizia o presidente do clube vimaranense, Rui Machado, aquando da vitória da série B do Campeonato de Portugal –, a realidade deixa a formação de João Pedro Coelho a três pontos de fazer história. As contas são simples.

Um triunfo no Estádio Clube Desportivo Trofense este domingo deixa os pevidenses com 12 pontos no grupo de acesso e a passagem garantida; um empate adia tudo para a última ronda, com a receção do Pevidém ao Anadia; em caso de derrota, o destino do Pevidém fica nas mãos dos trofenses, que na última ronda defrontam o SC Braga B.
Hoje, pelas 16h00, os cavaleiros de São Jorge entram em campo e pode ser que, no final, nem seja preciso calculadora.