Há noites destas, em que nada sai bem. O Vitória passou por uma em Lisboa
Vitória SC perdeu por 3-0 em Alvalade. Equipa de Moreno jogou reduzida a dez durante uma hora. Edwards, velho conhecido dos vitorianos, decidiu o jogo para o Sporting.

O Vitória foi a Lisboa confortável na tabela, mas acabou por ter uma noite para esquecer no Estádio José Alvalade. Terreno habitualmente avesso a festejos vimaranenses – o 2-3 com Manuel Machado já vai há mais de dez anos –, a bitola não mudou esta temporada e os vitorianos trazem para Guimarães uma derrota por 4-0. Se é verdade que a equipa de Moreno se viu a jogar mais de uma hora com dez, até à expulsão a equipa nunca se encontrou verdadeiramente. Acaba assim um período de dois meses sem derrotas dos conquistadores. No Sporting CP, valeu, acima de tudo, Edwards, que entrou na primeira parte para fazer dois golos e dar outro.
Os primeiros dez minutos nem deixavam antever o devir. O ataque do Vitória desaguava pela esquerda nos primeiros dez minutos, Nélson da Luz era o mais inconformado. Aos 9’, o angolano vem da esquerda para dentro, remata ao lado da baliza leonina. E assim se passaram os primeiros dez minutos no Estádio de Alvalade.
O Vitória apostava em tentar explorar as debilidades ofensivas do Sporting CP – a sofrer golos há 10 jogos consecutivos –, enquanto os ‘leões’ tinham mais bola. Antes dos 20’, o primeiro calafrio para a turma de Moreno: Porro lança Pote nas costas de Amaro e o internacional português, sozinho perante Varela, atira ao lado. O Vitória sofria nesta altura. Um par de minutos depois, Varela diz presente a um remate de Morita no coração da área.
Mas nem seria a avalanche ofensiva a maior contrariedade para o Vitória SC. Isto porque com mais de uma hora para jogar, Afonso Freitas viu o segundo amarelo. Com dez, Moreno tira Nélson da Luz e manda para jogo Ogawa. A equipa descia e jogava compacta em 30 metros. Até que tudo desabou.
Amorim lançou Edwards e o inglês demorou um minuto a fazer golo. O ex-Vitória apareceu no caminho de uma bola cabeceada por Porro e, involuntariamente, desvia a bola de Varela (34’). Aos 40’, o inglês encontra Morita solto na área e o japonês acabava praticamente com quaisquer aspirações dos vimaranenses no jogo.
Cientes que trazer algo do jogo já seria complicado, os comandados por Moreno regressaram do balneário para tentar algo diferente. Mas a noite não era do Vitória – era sim de quem já vestiu a camisola: aos 56’, o britânico chuta fora de área, o esférico é desviado por Bamba e encontra as redes de Varela.
Feito o 3-0, Moreno aproveitou para dar minutos ao regressado André Silva e lançou ainda Dani Silva e Jota a meio do segundo tempo.
Após o percalço, o Vitória viu o Sporting CP ultrapassa-lo na classificação. Agora, a turma de Moreno tem pela frente o Vizela na próxima quarta-feira. O campeonato regressa domingo para jogo em casa, frente ao Marítimo.