Há jogos escritos para o 0-0. Tiago Silva decidiu que este não era um deles
O médio marcou um grande golo e decidiu um jogo que parecia destinado a terminar sem golos. O Vitória chega à pausa para o Mundial com 23 pontos. Agora chega a Taça da Liga

O minuto 70' valeu o bilhete para o Vitória-Marítimo. A mais de 30 metros, Tiago Silva não esteve para meias medidas, fez pontaria e resolveu um jogo cinzento, poucas vezes bem jogado. A inspiração do médio português foi a diferença entre fechar este capítulo do campeonato -- só volta no final de dezembro -- com um ou três pontos. Contra um Marítimo a passar pelo melhor momento da temporada, o Vitória SC acabou por selar o triunfo e os 23 pontos na tabela.
Os 120 minutos de quarta-feira contra o Vizela exigiram mexidas no onze e Moreno apostava em Tounkara, Hélder Sá, Dani Silva, André Silva e Rúben Lameiras. Ibrahima Bamba (a cumprir castigo), Afonso Freitas, Tiago Silva, Anderson e Nélson da Luz (lesionado) foram os relegados.
O que dizer dos primeiros 45 minutos? Pouco, muito pouco. Vitória e Marítimo encaixaram taticamente e do lado caseiro havia dificuldade em desmontar a pressão alta dos insulares; já os forasteiros jogavam para dois resultados e pareciam à vontade na partida. A bola chegava a André Silva maioritariamente pelo ar e o trio ofensivo vitoriano não se encontrava.
O único remate enquadrado da turma de Moreno surgiu aos 25’, na única jogada de alguma acutilância ofensiva no último terço, André Silva tabela com Dani, o jovem português desmarca Lameiras e o extremo remata cruzado para defesa de um velho conhecido na baliza, o guardião Miguel Silva.
Moreno sentia necessidade de mudar as peças e abdicou de um dos três centrais: Mikel era rendido por Janvier. Antes da hora de jogo, perante a passividade ofensiva do Vitória, eram Jota e Anderson a salta para dentro de campo e a render o desinspirado Johnston e um André Silva ainda à procura de ritmo.
Aos 70’, uma pausa no monotonia porque Tiago Silva decidiu que o golo só podia chegar “à bomba”. A mais de 30 metros, o médio – que até entrou no decorrer da partida para substituir o lesionado André André – puxou o pé atrás e rematou sem hipótese para Miguel Silva. Nota ainda para a cavalgada de Dani Silva para recuperar a bola a André Vidigal.
QUE GOLAÇO DO VITÓRIA SC 💣
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 13, 2022
Grande pontapé de Tiago Silva para abrir o marcador 🔥#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #ligaportugal #ligaportugalbwin #vitoriasc #tiagosilva pic.twitter.com/hyJ6oMOlwu
O jogo cinzento ganhou cor e os 15 mil vitorianos afinavam gargantas para enganar o frio e a chuva. A partida entrava num período mais controlado, em que o Marítimo se viu obrigado a pegar no jogo. Os vitorianos apostavam no contra golpe. Anderson ainda atirou ao poste para lá dos 90'.
O Vitória volta a jogar para o campeonato a 28 de dezembro. Segue-se pausa para o Mundial no Catar. Entretanto há fase de grupos da Taça da Liga. No próximo fim de semana, os vitorianos visitam o Vilafranquense e depois recebem a B SAD antes de visita ao rival Boavista.