Guimarães e Braga recebem mundial universitário de futsal em julho
Cidade-berço vai acolher pela primeira vez esta competição de que a Associação Académica da Universidade do Minho já foi anfitriã noutras duas ocasiões, em 1998 e em 2012.

As atenções do futsal universitário vão-se concentrar em Guimarães e em Braga entre 18 e 24 de julho. As duas cidades vizinhas vão acolher o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, anunciou, na quarta-feira, a Federação Académica do Desporto Universitário, organismo que tutela a área em Portugal. Também a Universidade do Minho já oficializou a organização do evento.
É a primeira vez que a competição se vai disputar em território vimaranense, depois das edições de 1998 e 2012 terem sido organizadas pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), em Braga.
A organização da prova estava atribuída a Xangai, na China, mas as “restrições impostas pelo país asiático no combate à pandemia” ditaram a relocalização do evento para Portugal, explica a FADU.
O presidente da AAUMinho entende que a decisão da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU, na sigla oficial) é um “voto de confiança”, mas também “de grande responsabilidade”, nas capacidades organizativas da universidade, da associação académica e dos Serviços de Ação Social (SASUM).
“O voto de confiança deve deixar-nos orgulhosos. Esta prestigiada entidade internacional entendeu que, nestas circunstâncias, seria a competência, a experiência e a colaboração deste conjunto de instituições a garantir um evento desportivo com o necessário e elevado grau de qualidade”, realça Duarte Lopes, citado pela FADU.