Guia Futebol Distrital 21/22: depois da “resiliência” a “competitividade”
24 clubes de Guimarães, dois estreantes e expetativas renovadas no regresso da normalidade ao futebol distrital. Veja o guia do Tempo de Jogo com a apresentação das equipas vimaranenses da AF Braga.

A bola volta a rolar na Associação de Futebol de Braga (AF Braga) a 12 de setembro, com o arranque do mais importante escalão, o campeonato Pró-Nacional, numa temporada que se espera tenha contornos de maior normalidade.
Novamente com público nas bancadas, o presidente da AF Braga, Manuel Machado, aponta que, depois da “resiliência” demonstrada por todos os intervenientes do futebol distrital, a época que se avizinha terá “muita competitividade”.
Ao Tempo de Jogo, Manuel Machado lança os dados para a temporada 2021/2021. “Queria dar uma palavra de reconhecimento e gratidão à resiliência dos clubes, não só do concelho de Guimarães, mas de todo o distrito. A AF Braga espera que a época 2021/2022 seja bem diferente da anterior. Na realidade foi uma época atípica que pôs à prova a capacidade e a resiliência a capacidade dos treinadores, dos jogadores, dos dirigentes, dos clubes em geral, dos árbitros e de toda a gente, com prejuízos avultados. Esta palavra é extensível a toda a classe da arbitragem e ainda à comunicação social, que estiveram privados de fazer aquilo que mais gostam. É importante dar também as boas-vindas a alguns clubes que, pela primeira vez, vão participar nas nossas provas, nomeadamente de Guimarães”, refere Manuel Machado.
Apontando como grande objetivo da AF Braga poder voltar a organizar, o mais breve possível, a festa do futebol, Manuel Machado continua a pedir responsabilidade a todos. “Independentemente das medidas da covid estarem a ser aliviadas, apenas é necessário o teste ou o certificado de vacinação em eventos que tenham mais de mil pessoas, o que não acontece nos jogos dos distritais, isso não impede que se sigam as orientações recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, para não voltarmos atrás”, frisou, sublinhando que é necessário o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social.
O líder máximo da AF Braga pede ainda cautela nos investimentos, reforçando a importância social dos clubes. “Já me têm chegado aos ouvidos que equipas estão a apostar forte. O que digo é que há que acautelar o futuro e não pôr em causa aquilo que se fez, os sacrifícios e os prejuízos que todos tivemos. Não há certeza de que isto passou de forma definitiva. Aconselho os clubes a fazerem orçamentos sustentáveis. Não ponham em causa o futuro das coletividades, que são importantes para as comunidades”, defendeu.
O concelho de Guimarães terá 24 clubes nos campeonatos da AF Braga, excluindo equipas secundárias, destacando-se a estreia do Gémeos e do Abação, que vão partilhar o mesmo campo.
Fique a par dos planteis e das ambições dos clubes vimaranenses que vão participar nas provas da AF Braga.
Clique em cada um dos clubes para saber mais.
PRÓ-NACIONAL
Sete clubes vimaranenses: seis da época passada, aos quais se junta o Brito, que desceu dos campeonatos nacionais, integram a Série B do principal escalão do futebol regional. Com planteis reformulados para os vários dérbis em perspetiva, a ambição está em alta com várias apostas em chegar ao Campeonato de Portugal.
DIVISÃO DE HONRA
Contando com alguns históricos e os recém-promovidos Santiago/Mascotelos e Prazins/Corvite, a Série C da Divisão de Honra da AF Braga tem arranque marcado para 19 de setembro.
UD Polvoreira
Gonça
Amigos de Urgeses
1.ª DIVISÃO
Abação e Gémeos, que saltam do futebol popular, são duas das novidades da 1.ª Divisão. Ao todo são nove os emblemas de Guimarães que vão competir neste escalão em que não se desce, sendo que os objetivos passam por lutar pelos primeiros lugares.
Santo Estêvão
NOTA: a informação relativa a cada clube está a ser criada à medida que se realiza a respetiva aprestação.