skipToMain

Garantir o sexto lugar para manter vivo o quinto: eis o guião de Pepa

Certo de que a receção ao Santa Clara se reveste de “importância capital”, treinador vitoriano rejeita “ansiedade” com a chegada dos momentos decisivos e pede uma equipa melhor do que em Tondela.

30 abril 2022 > 19:10

O Vitória SC sabe que um triunfo perante o Santa Clara “fecha o sexto lugar”, uma classificação um degrau acima das últimas duas épocas. Mas também é a chave para que a porta do quinto lugar se mantenha aberta. Por isso, Pepa pede aos seus jogadores para se erguerem à altura do “peso mais decisivo” do embate de domingo, sem “ansiedade”, com a ideia de “desfrutar do jogo” sempre em mente.

“A única foram de chegar lá [quinto lugar] é ganhar amanhã [domingo]. E ganhando amanhã, atingimos o sexto. No último jogo, já dissecámos o que fizemos e onde o Tondela foi superior a nós. Já não há nada a fazer. Para amanhã, precisamos da ajuda dos nossos adeptos. Têm sido importantes e temos sido fortíssimos em casa. Queremos garantir o sexto lugar e continuar a olhar para o quinto”, reiterou, na antevisão ao encontro da 32.ª jornada da Liga Bwin.

Alerta para a “importância capital” do desafio, o timoneiro vitoriano reconhece que o Vitória tem de estar acima da performance mais recente, no Estádio João Cardoso, em Tondela, na qual a “atitude” esteve lá, mas não aquele ímpeto “subconsciente” de partir em busca do golo desde o primeiro minuto.

“Temos sido muito sérios e intensos, e faltou-nos essa intensidade. Acabámos por pagar. Ainda fomos a tempo [do empate], mas faltou-nos, com bola, ter mais discernimento e andamento. Isso ficou visível depois do golo sofrido, em que parece que levámos uma chapada na cara e fomos atrás. Deveríamos ter feito mais desde o primeiro minuto”, vincou.

Na projeção do jogo, Pepa teve ainda tempo para elogios ao Santa Clara e aos “processos de jogo” que conduziram a um melhor desempenho na segunda volta – ao somar 20 dos 36 pontos que tem nessa fase, trepou para a nona posição.

“Vamos encontrar uma equipa junta há três anos. Alguns jogadores saíram, mas muitos têm ficado. Há processos do ano passado, e a equipa está muito confortável nesta forma de jogar. O Mário [Silva] deu estabilidade a uma equipa que perdeu poucos jogos na segunda volta. É uma equipa com jogo positivo, atrativo e forte. Temos de ser o melhor Vitória em termos individuais e coletivos”, disse.

Questionado sobre o alegado interesse dos turcos do Fenerbahçe na sua contratação, Pepa disse-se apenas concentrado no Vitória: “O meu foco era estar aqui. É um orgulho tremendo estar onde estou. Tudo o resto é barulho, é música”.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast