Futebol profissional de novo obrigado a testes semanais antes dos jogos
Jogadores, equipas técnicas e funcionários têm de realizar testes antigénio nas 48 horas que antecedem cada desafio. Máscara obrigatória nos bancos de suplentes, à exceção do treinador principal.

Representantes de Guimarães nas competições profissionais de futebol, o Vitória e o Moreirense têm de voltar à rotina dos testes semanais antes de cada jogo. Quem assim decidiu foi a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da reunião desta quarta-feira com os 34 clubes que compõem o organismo – os 18 da Liga Bwin e os 16 integrados na Liga Sabseg, juntamente com FC Porto B e Benfica B.
“A Liga Portugal reuniu esta tarde com os departamentos de futebol e departamentos médicos a fim de dar a conhecer as alterações à norma 036/2020 que obriga a um reajuste nos procedimentos de trabalho, após indicações dadas pela Direção-Geral da Saúde. Estas medidas de antecipação impõem o regresso da testagem semanal obrigatória, com testes antigénio, nas 48 horas antes de cada jogo”, lê-se no comunicado.
Além da testagem obrigatória, a Liga decretou ainda a “utilização permanente de máscara por parte de todos os elementos no banco de suplentes, com exceção do treinador principal”, devido ao regresso do estado de calamidade a Portugal.
Quanto à lotação dos jogos, o organismo adiantou que os estádios podem receber espetadores que apresentem somente o certificado de vacinação, se as sociedades desportivas limitarem “a emissão de bilhetes ao máximo de 5.000 espetadores”, desde que “respeitados integralmente todos os compromissos regulamentares associados à bilhética”.
Já os encontros organizados para terem uma lotação acima dos 5.000 espetadores exigem a apresentação de certificado de vacinação e de teste negativo ao novo coronavírus ou certificado de recuperação da infeção, devidamente “comprovado por entidade competente”.