skipToMain

Foi tudo uma questão de 11 metros na derrota do Vitória contra o FC Porto

O Vitória perdeu com o FC Porto por 1-0. Num jogo sem oportunidades flagrantes, os conquistadores equilibraram, a espaços, o jogo que teve dois penaltis a favor dos dragões. Bruno Varela defendeu um.

10 abril 2022 > 19:57

Não era esperado, mas Bruno Varela e Diogo Costa tiveram pouco para fazer nos primeiros 45 minutos. É que o Vitória SC x FC Porto jogou-se sobretudo no meio-campo e a acalmia nas áreas só foi interrompida quando Taremi cai na área vitoriana e o árbitro aponta para a marca dos 11 metros. Daí, o iraniano atirou para golo no primeiro remate enquadrado com a baliza. A mudança no placard seria a única. O Vitória, que marcava há 11 jogos em casa, ficou em branco.

Pepa mudava três peças no onze. O timoneiro esperava que o “conforto” pela fase que o Vitória atravessa se traduzisse numa postura “competente” frente aos dragões: e conseguiu. O Vitória foi coeso atrás e não deu espaços aos dragões: a excecção foi mesmo quando Taremi ganha a profundidade, aparece descaído na direita dentro de área e aproveita para ir de encontro a Varela e cravar uma grande penalidade. 

Ainda antes de João Pinheiro apitar para o intervalo, Rochinha remata de longe e vê a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza azul e branca. Regressados dos balneários, os mesmos 22 que começaram a jogo viram novo pénalti assinalado a favor do FC Porto. Inevitável, Taremi aparece novamente à frente de Bruno Varela, desvia a bola e aproveita o contacto. Mas desta vez o guardião levou a melhor: o iraniano falhou pela primeira vez uma grande penalidade desde que chegou a Portugal, antes tinha marcado 16 seguidos.

O Vitória sondava a área azul e branca, mas não criava perigo. Pepa lançava Catamo e, mais tarde, Bruno Duarte para agitar com o jogo. No entanto, quando o plano passava por colocar mais gente na frente, Oscar Estupiñán vê o segundo amarelo e é expulso. A tarefa complicava-se e o histórico não ajudava: segundo a Playmakerstats, o FC Porto só perdeu uma das 16 últimas deslocações ao Estádio D. Afonso Henriques.

A derrota não implica mexidas na tabela classificativa. O Vitória segue em 6.º com 39 pontos e o próximo jogo pode ser fulcral na luta pelos lugares europeus -- os conquistadores têm encontro marcado com o Paços de Ferreira, o 7.º, na próxima ronda.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast