skipToMain

Espinha dorsal em Abação para 22/23

Com oito caras novas em plantel de 25 elementos, formação da encosta da Penha mantém a prata da casa em busca de melhorar quarto lugar de 2021/22, numa série com vários dérbis.

23 setembro 2022 > 15:45

À partida para a segunda temporada no Clube Desportivo de Abação, o treinador André Fernandes diz ter o “melhor de dois mundos” no plantel às suas ordens: “Temos os atletas que queremos, sendo quase todos de cá”.

O clube da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga juntou oito caras novas aos 17 elementos que transitam da época 2021/22, quase todos de Abação. “Os jogadores preenchem as lacunas que tínhamos. Isto dá qualidade ao grupo e as garantias de que vai ser melhor”, realça.

Esse ADN da casa, sublinha, pode ser um dos alicerces para um campeonato que mantenha, pelo menos, o registo da época transata. Quartos classificados da Série D em 2021/22, atrás de Santo Adrião, Tabuadelo e Ases, os vermelhos creem que até é possível “fazer mais e melhor”, embora com a noção de que haverá “dificuldades acrescidas” no campeonato deste ano, guarnecido de equipas “há mais anos” no futebol distrital, habituadas à Divisão de Honra – exemplos de Campelos e de Prazins e Corvite, recém-despromovidas.

“As séries são sempre muito aproximadas. Mais uma vez vamos ter muitos dérbis, o que é bom, mas cria dificuldades acrescidas, frente a equipas há muitos mais anos nisto. São equipas bem apetrechadas, que se reforçaram bem, com treinadores muito bons”, frisa.

Apesar dos obstáculos, o presidente José Vieira, com um segundo mandato em curso, mostrou-se confiante de que os reforços são “mais-valias” para um Abação que quer mais; eventualmente, até um dos dois primeiros lugares.

“Pedi aos treinadores para fazerem melhor do que na época passada. No ano passado, correu tudo bem, fizemos um grande campeonato, mas, neste ano, queria fazer melhor um bocado. Gostaria de ficar nos dois primeiros lugares, mas as coisas às vezes não são como pretendemos”, antecipa.

Já o capitão, Vítor Hugo, realçou que o plantel tem “dois jogadores para cada posição”, sem eventualmente se “notar a diferença de quem falta e de quem não falta”, e enalteceu o acréscimo de “qualidade” garantido pelos reforços. Um deles é Chagas, defesa oriundo do Souto e Gondomar, um dos adversários do Abação na série D. A sua promessa é a de uma equipa a lutar pela vitória em todos os jogos.

“Queremos disputar todos os jogos, ficar com os três pontos em casa e ir buscar os três pontos fora. Quando cá cheguei, fui bem recebido. Não houve problemas. Toda a gente me acolheu bem, toda a gente se disponibilizou para o que fosse preciso”, referiu.

 

“Pedi aos treinadores para fazerem melhor um bocado” – José Vieira, presidente

“Pedi aos treinadores para fazerem melhor do que na época passada. No ano passado, correu tudo bem, fizemos um grande campeonato, mas, neste ano, queria fazer melhor um bocado”

 

“Os jogadores não estão a defender o Abação, mas também a freguesia” – André Fernandes, treinador

“O grupo caracteriza-se por uma coisa muito específica: a maioria dos jogadores mora aqui. Quando entram em campo, os jogadores não estão a defender o Abação, mas também a sua freguesia. Temos um ADN muito próprio. Não temos de lhes pedir agressividade e intensidade”

 

“Liderar este grupo é muito fácil” – Vítor Hugo, capitão do Abação

“Liderar este grupo é muito fácil. É com muito gosto que o vou fazer por mais um ano. Vimos de uma estreia nas competições na Associação de Futebol de Braga. Obtivemos, na minha opinião, um honroso quarto lugar. Neste ano, o objetivo vai passar por se fazer melhor”

 

“Fizeram muita força para vir para cá” – Chagas, reforço (ex-Souto e Gondomar)

“A equipa técnica e a direção fizeram muita força para vir para cá. Como conheço várias pessoas no plantel e da freguesia, decidi aceitar o convite. Para esta época, queremos lutar todos os jogos para os três pontos. Estamos a lutar por isso desde o início dos treinos”

 

Plantel CD Abação

Guarda-redes: Diogo Martins, Tiago Martins e David Santos

Defesas: Guito, Chagas (ex-Souto e Gondomar), Preto, Batata, Luís Miguel, João Miguel (ex-Tabuadelo) e Checo (ex-Santo Estêvão),

Médios: Vítor Hugo, Gorgas, Pedro Dias (ex-Escola Futebol 115), Otavinho, Martinho Costa (ex-Varziela), José António e Ricardo Rocha

Avançados: Mickey, Águia, Pataco, Tony, Marcelo, Bruno Malta (ex-Tabuadelo), Serginho (ex-Santa Eulália B) e Vitinha (ex-Santo Estêvão)

 

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: André Fernandes

Preparador Físico: Paulo Teixeira

Treinador de guarda-redes: Manuel Coelho

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast