Entre Golias, o 'David Pevidém' não conseguiu a manutenção. Desce ao CP
Equipa de Guimarães tinha de ganhar em casa à Sanjoanense e esperar que o Montelegre perdesse. Nenhum dos resultados se verificou. O Pevidém foi despromovido ao Campeonato de Portugal.

A tarefa, sabia-de se antemão, era extremamente complicada. No terceiro escalão do futebol português, a jogar contra equipas profissionais e em casa emprestada, os cavaleiros de São Jorge sabiam, também de antemão, que seria preciso vestirem as capas de heróis para conseguirem a manutenção.
Apesar da época acidentada, em que andou sempre nos últimos lugares, cm apenas dois triunfos em todo o campeonato, os pupilos de André Ribeiro chegaram à derradeira jornada da Fase de Manutenção com uma réstia de esperança na permanência. Dependiam de terceiros, de uma conjugação de resultados obrigatória que passava por vencer a Sanjoanense e esperar que o São João de Ver derrotasse o Montalegre.
Foi, portanto, à moda antiga, que o jogo da tarde deste domingo se desenrolou na Pista de Atletismo Gémeos Castro. Olhos no relvado, ouvidos em Santa Maria da Feira. As notícias até começaram por ser animadoras: o Montalegre perdia por duas bolas a zero à meia hora de jogo e apenas dois minutos depois Vítor Hugo restabeleceu a igualdade para o Pevidém.
Ou seja, ao intervalo o Pevidém estava a um golo da manutenção, rubricando uma prestação entretida, com algum domínio, apesar de ter estado em desvantagem no marcador. A bancada, com muita gente, ajudava, celebrando as incidências do jogo do Montalegre como se estivessem a acontecer na Pista Gémeos Castro.
Só que num ápice tudo mudou. Em apenas sete minutos, no arranque da segunda parte, o Montaelegre apontou dois golos e resfriou os ânimos nas hostes de Pevidém que, a partir daquele momento, não dependiam apenas que controlavam à flor do relvado. Esse estigma teve o seu peso, naturalmente, na equipa de São Jorge de Selho.
Os últimos minutos do Pevidém foram jogados em superioridade numérica. O guarda-redes da Sanjoanense foi expulso por agarrar a bola fora da área, e a equipa da casa ganhou algum ascendente. Balotelli ainda desperdiçou uma oportunidade flagrante, mas a verdade é que a equipa de André Ribeiro não conseguiu chegar ao triunfo.
O cronómetro encaminhou-se até ao minuto noventa sem que os resultados se alterassem, não se cumprindo nenhuma das premissas necessárias para que o Pevidém garantisse a manutenção na Liga 3. Nem o Pevidém cumpriu a sua parte, vencendo o seu jogo, nem o Montalegre perdeu. A descida foi consumada com o fim do jogo em Santa Maria da Feira, ainda os cavaleiros de São Jorge tentavam o golo no pressing final.
Terminou a aventura do Pevidém na Liga 3, sem a glória desejada, mas ainda assim também se motivos para baixar a cara. Entre Golias, o David Pevidém não consegui a manutenção, mas nunca deixou de lutar. Na próxima época vai disputar o Campeonato de Portugal.