skipToMain

Eis as Olimpíadas de Tóquio! E os vimaranenses não tardam a competir

A 32.ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna começa nesta sexta-feira, com a cerimónia de abertura. Entre os 92 portugueses, há três vimaranenses… e todos entram em ação no sábado.

23 julho 2021 > 09:35

Vai demorar mais um ano do que o esperado, mas a tocha vai, por fim, acender-se em Tóquio: está aí a 32.ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, onde milhares de atletas se dispõem a testemunhar o lema do padre Henri Didon e de Pierre de Coubertin, o ideólogo da Era Moderna deste evento multidesportivo: “mais rápido, mais alto, mais forte”.

A capital japonesa acolheu os Jogos pela primeira vez em 1964 e volta a fazê-lo até 08 de agosto, mas, desta feita, sob circunstâncias diferentes: o megaevento está prestes a começar entre novidades, polémicas e covid-19.

O karaté, a escalada, o surf e o skate vão-se estrear entre as modalidades olímpicas, enquanto o madison (variante de ciclismo de pista), o beisebol e o softball regressam. Ainda no ciclismo e no basquetebol, há espaço para novas provas: o 3x3 e o BMX freestyle.

O Estádio Nacional do Japão promete acolher já nesta sexta-feira parte dos competidores apurados, numa abertura ensombrada por polémica: o diretor da cerimónia, Kentaro Kobayashi, demitiu-se nesta quinta-feira, por uma causa de uma tentativa de "piada" sobre o Holocausto, em 1998. Nesse sketch, Kobayashi convidava a plateia a “brincar ao massacre de judeus”. Ao demitir-se, o ex-diretor assumiu que a “escolha de palavras” foi errada e pediu desculpa.

 

Vimaranenses em ação no sábado

Entre os atletas que vão desfilar, estarão alguns dos 92 portugueses apurados. Nesse lote, incluem-se os três representantes de Guimarães, que iniciam a competição logo na manhã seguinte (madrugada em Portugal).

De regresso aos Jogos, após a presença no Rio de Janeiro em 2016, Rui Bragança inicia a prova masculina de -58kg em taekwondo no sábado, às 11h24 locais (03h24 de Portugal Continental), frente ao espanhol Adrian Vicente Yunta, para os oitavos de final. O torneio começa e termina no sábado, estando o combate pela medalha de ouro agendado para as 13h45 portuguesas.

A partir das 03h00 portuguesas, também João Sousa vai iniciar a segunda participação olímpica consecutiva. Em pares, o vimaranense vai jogar ao lado de Pedro Sousa, frente ao duo japonês Kei Nishikori e Ben McLachlan, em encontro dos oitavos de final. Em singulares, o tenista luso, 137.º do ranking mundial, vai defrontar na primeira ronda o checo Tomas Machac, 145.º do circuito.

Rui Silva, o autor do golo que apurou a seleção masculina de andebol para uma inédita presença nos Jogos Olímpicos, também vai a jogo no sábado, às 11h30 de sábado. Na primeira jornada do grupo B, Portugal defronta o Egito.

 

Calendário dos vimaranenses em Tóquio 2020

24 de julho

03h00 (em diante): Ténis (pares masculinos, 1.ª ronda) - João Sousa/Pedro Sousa vs Kei Nishikori/Bem McLachlan (JPN)

03h00 (em diante): Ténis (singulares masculinos, 1.ª ronda) - João Sousa vs Tomas Machac (CHE)

03h24: Taekwondo (-58kg masculinos) - Rui Bragança vs Adrian Vicente Yunta (ESP)

11h30: Andebol (Masculino) – Portugal vs Egito (com Rui Silva)

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast