Desporto Carbono Zero: Câmara apresenta programa “pioneiro” para os clubes
Clubes vimaranenses vão ficar mais amigos do ambiente. Depois do diagnóstico, cada clube terá um plano de sustentabilidade ao abrigo deste programa.

A Câmara Municipal de Guimarães vai apresentar na próxima quinta-feira o programa Guimarães Desporto Carbono Zero (Guimarães Sports Zero Carbon – CSC0), que pretende “ser um contributo determinante para alterar o ecossistema de sustentabilidade ambiental no desporto em Guimarães, envolvendo os clubes, os dirigentes, atletas e até alargar à comunidade em geral”.
De acordo com o município este é um “projeto pioneiro em Portugal” que irá desenvolver um diagnóstico de sustentabilidade em todos os clubes do concelho e criar um plano de ação de sustentabilidade que atenue a pegada ecológica dos atletas e clubes.
“A monitorização do plano de ação será feita através de software de gestão ambiental, com base num modelo de governança que pretende acelerar a transição verde, promover o envolvimento, a formação e consciencialização dos cidadãos desde a juventude, tendo em conta a capacidade do Desporto em inspirar os jovens para a participação ativa nos projetos da comunidade, considerando ainda que o relevante poder do Desporto para promover a consciencialização e o envolvimento dos cidadãos, de todas as idades, nomeadamente na proteção do ambiente, transformando a perceção dos cidadãos e contribuir para alcançar a neutralidade climática”, aponta a Câmara Municipal de Guimarães.
A apresentação deste projeto tem lugar esta quinta-feira no Pavilhão Multiusos de Guimarães, a partir das 21 horas, contando com a presença do vereador com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras.