Dérbi vimaranense: adeptos dos dois clubes otimistas em luta pela Europa
Separados por apenas dois pontos na tabela classificativa, Vitória SC e Moreirense têm encontro marcado esta tarde no D. Afonso Henriques, às 17:00 horas.

Um encontro entre dois vizinhos e históricos do futebol português. O frente a frente entre Vitória SC e Moreirense é sempre um jogo com contornos bastante particulares e especiais, muito por culpa do forte denominador comum de ambos os clubes pertencerem ao concelho de Guimarães. O primeiro embate oficial entre os dois emblemas ocorreu no longínquo ano de 1999, até à data nunca se tinha defrontado antes. Nessa altura, os cónegos disputavam a II Liga e, em sorteio da Taça de Portugal, mediram forças com o Vitória SC pela primeira vez. O clube de Moreira de Cónegos acabou por levar a melhor, venceu por 2-3 e atirou o Vitória para fora da prova-rainha. Feito esse que se repetiu, também para a Taça de Portugal, no ano de 2000/2001. Desta feita, no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas confirmando a curiosa "tradição" que se tinha vindo a registar na Taça desde 1998/99, com os vitorianos a caírem diante dos vizinhos por 4-3 em Moreira de Cónegos.
Em 2001/2002 o Moreirense FC atinge o feito inédito de ascender à 1ª Liga Portuguesa, onde o Vitória SC era já um clube completamente estabilizado e reconhecido. Os dois emblemas de Guimarães sempre tiveram aspirações completamente distintas nesta prova e em relação ao campeonato a história conta-se de outra forma. A supremacia vitoriana é mais do que evidente. Vitória SC e Moreirense encontraram-se por 21 ocasiões em jogos a contar para o campeonato. O Vitória venceu 12, empatou 7 e perdeu em apenas 2 jogos frente aos cónegos. O triunfo mais expressivo aconteceu na época de 2015/2016, quando o Vitória, orientado por Sérgio Conceição, bateu o Moreirense em casa por 4-1. O avançado Henrique Dourado foi a figura da partida ao apontar dois golos. Apesar do saldo positivo a favor dos conquistadores, os últimos três jogos entre as duas formações terminaram empatados e, nas últimas duas deslocações ao D. Afonso Henriques, o Moreirense conseguiu pontuar nas duas ocasiões.
Otimismo entre adeptos dos dois clubes
Na temporada atual, Vitória SC e Moreirense estão separados por apenas dois pontos na tabela classificativa, com vantagem para os conquistadores. Apesar da proximidade pontual, os dois clubes vivem momentos completamente diferentes. O Vitória SC, agora orientado por Bino Maçães, voltou a perder na deslocação ao terreno do último classificado por 1-0. Já o Moreirense de Vasco Seabra vem de um empate caseiro a uma bola frente ao FC Porto. O Tempo de Jogo esteve à conversa com adeptos dos dois clubes que, alheios aos diferentes momentos das equipas, mostram-se otimistas para o dérbi vimaranense.
Kajó, como prefere ser tratado, é o sócio nº 950 do Moreirense e acredita que é possível a vitória dos cónegos no terreno dos conquistadores apesar de reconhecer a diferença de dimensão entre os dois clubes. "É um jogo sempre muito difícil por toda a história que tem e pelas dimensões totalmente diferentes dos dois clubes. Ainda assim, estou confiante num bom resultado do Moreirense no terreno do Vitória pela fase positiva que atravessa. Penso que o clube pode aproveitar esse momento para finalmente quebrar o enguiço e vencer no D. Afonso Henriques". Em relação ao tema europeu, Kajó não esconde o desejo de, pelo menos uma vez, ver o seu clube numa competição europeia mas alerta que é necessário ser realista. "Claro que como adepto gostava de ver o Moreirense pelo menos uma vez na Europa. Mas sendo realista, a história diz-nos que a maior parte das equipas que vão à Europa ou descem ou ficam em situações muito complicadas na época seguinte e eu não quero que isso aconteça ao Moreirense", finalizou.
Do lado vitoriano, Carlos Freitas, sócio nº 897, reconhece a fase negativa que o clube atravessa mas realça que a vitória é o único caminho possível. "Eu espero naturalmente que o Vitória ganhe. Sei que o clube está a passar por uma fase menos boa, mas necessitamos urgentemente de vencer para consolidar o 6º lugar na tabela classificativa e atingirmos uma competição europeia. Devemos respeitar o Moreirense por ser um clube do concelho, mas o Vitória está acima de tudo e um triunfo seria fulcral para também aproximar os adeptos da equipa". Em relação à Europa, Carlos Freitas assume que todos os anos esse deve ser o objetivo do clube. "É assim desde pequenino e a dimensão do Vitória assim o exige. O objetivo do clube é estar sempre entre os primeiros lugares da tabela e este ano não será exceção", rematou.
Na tarde de hoje não haverá público nas bancadas do Estádio do Rei como sempre foi hábito, mas haverá certamente muita emoção em mais um capítulo bonito do apaixonante dérbi da Cidade Berço. Vitória SC e Moreirense têm encontro marcado às 17:00h, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga NOS.