CP: Intervalo foi referência que fez bem ao Pevidém. E mal ao Brito
Golos a fechar a primeira parte e a abrir a segunda deram o triunfo aos homens de Vasco Gonçalves em Monção. Brito marcou na primeira empata, mas sofreu empate do Bragança após a pausa.

De regresso ao Campeonato de Portugal após a incursão pela Liga 3, o Pevidém SC entrou na Série A a vencer, frente a um oponente recém-promovido da Associação de Futebol de Viana do Castelo: na visita a Monção, os pupilos de Vasco Gonçalves ultrapassaram o Desportivo por 2-1, após terem estado a perder.
O golo de Ibra, ao minuto sete, obrigou os cavaleiros de São Jorge a acelerarem em busca de um melhor resultado, mas os frutos da reação só se começaram a ver na antecâmara do intervalo, ao minuto 44, quando Jorginho atirou para o fundo das redes. A abrir a segunda metade, um dos reforços para 2022/23, Tiago Lima Pereira, um defesa, completou a reviravolta; estavam decorridos 48 minutos de jogo.
Já o Brito, também de volta ao Campeonato de Portugal, mas após uma temporada na Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, vencia ao intervalo, mas consentiu a igualdade ao Bragança logo após o reatamento. Tiger inaugurou o marcador aos 32 minutos, antes de Óscar Barros fixar o resultado final aos 49.
Na segunda jornada, os britenses têm a hipótese de se estrear na Arena Silvar, frente ao Amarante, em jogo marcado para as 15h00 de 25 de setembro. Já o Pevidém, com as obras no Campo de Jogos Albano Coelho Lima ainda em curso, trocou a condição de visitado com o Dumiense e desloca-se a Braga na segunda ronda.