Com João Sousa, contingente vimaranense em Tóquio é de quatro atletas
O tenista regressa aos Jogos Olímpicos após a participação de 2016, no Rio de Janeiro. Rui Silva, Rui Bragança e Manuel Mendes (Jogos Paralímpicos) são os outros apurados para o Japão.

O número de representantes de Guimarães nos Jogos Olímpicos de Tóquio subiu hoje para quatro atletas, após confirmada a qualificação de João Sousa para o torneio masculino de ténis. Rui Bragança, em taekwondo, Rui Silva, como membro da seleção masculina de andebol, e Manuel Mendes, na maratona T46 do desporto paralímpico, já se tinham apurado.
O atleta, 120.º classificado do ranking ATP, vai assim participar na competição a realizar-se entre 24 de julho e 01 de agosto, repetindo o feito de há cinco anos, quando disputou o torneio de singulares masculinos das olimpíadas do Rio de Janeiro; na ocasião, venceu o holandês Robin Haase na primeira ronda (6-1 e 7-5), antes de perder na segunda com o argentino Juan Martin del Potro, que viria a ser medalha de prata (6-3, 1-6 e 6-3).
Cinco anos depois de ter competido no Rio de Janeiro, João Sousa será o primeiro tenista português de sempre a disputar dois quadros principais de singulares em Jogos Olímpicos. Além do vimaranense, também Pedro Sousa, 121.º do circuito ATP, vai representar Portugal em Tóquio.