Com derrota em Wimbledon, João Sousa não vence no Grand Slam há dois anos
De volta à relva londrina, onde venceu pela última vez em 2019, tenista vimaranense caiu na primeira ronda, frente ao italiano Andreas Seppi, em quatro sets.

Ainda não foi desta que João Sousa regressou aos triunfos no Grand Slam, num 2021 que tem sido difícil – caiu nove vezes na primeira ronda em 16 torneios. O tenista de Guimarães, 120.º do ranking ATP, perdeu na primeira ronda de Wimbledon frente ao italiano Andreas Seppi, 90.º do circuito, por 4-6, 6-4, 7-5 e 6-2, ao fim de três horas e 13 minutos.
Na relva do All England Club, no sudoeste de Londres, Sousa venceu o primeiro set e esteve na frente do segundo por 5-4, altura em que permitiu a quebra do serviço; o adversário beneficiou da circunstância para igualar o marcador e operar depois a reviravolta, apesar de um terceiro set também equilibrado.
O atleta de 32 anos regista assim seis participações seguidas no Grand Slam com derrotas na primeira ronda. O último triunfo remonta à edição de 2019 de Wimbledon, sobre o britânico Daniel Evans na terceira ronda (4-6, 6-4, 7-5, 4-6 e 6-4), que lhe permitiu igualar os oitavos de final do US Open de 2018; nessa fase, perdeu com Rafael Nadal por triplo 6-2.
O sítio dedicado ao ténis Raquetc adiantou que este desaire vai atirar João Sousa para um lugar da tabela ATP inferior ao 130.º.