Cinco vitorianos no campeonato nacional de piscina longa
As Piscinas Municipais de Coimbra acolhem a competição de quinta-feira até domingo. Quatro dos cinco nadadores com touca preta e branca entram em ação no primeiro dia.

Quase todos os protagonistas das inéditas subidas das equipas masculina e feminina do Vitória SC à 1.ª Divisão Nacional de clubes, em dezembro último, estão de regresso à piscina para mais uma prova de referência do calendário nacional: desta feita é o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos em Piscina Longa.
Marcada para o Centro Olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra, a competição arranca na manhã desta quinta-feira e prolonga-se até domingo, com 34 categorias – 17 femininas e 17 masculinas -, que envolvem 82 clubes e 285 atletas, entre os quais cinco do emblema de Guimarães; eram inicialmente seis, todos na categoria de Juniores e Absolutos, mas Maria Freitas Castro vai falhar a prova de 200 metros bruços, marcada para domingo.
Dos cinco vitorianos que vão competir, quatro entram em ação já nesta quinta-feira: João Nogueira Costa e Rodrigo Cunha iniciam a sua participação às 10h45, nas eliminatórias de 50m costas; foram ambos sorteados para a terceira das quatro séries. A final está marcada para depois das 18h00, à semelhança do que acontece com todas as outras categorias – eliminatórias de manhã e finais ao fim da tarde.
Logo de seguida, às 10h50, a única nadadora vitoriana no campeonato, Filipa Fernandes, corre a primeira de três eliminatórias dos 200m mariposa. Já às 11h15, é a vez de Tomás Lopes disputar a segunda de três séries na eliminatória de 100m livres, antes de, na sexta-feira, disputar a terceira de quatro séries na eliminatória de 50m livres, às 10h40.
Também João Nogueira Costa e Rodrigo Cunha entram em ação a 01 de abril, na segunda de três séries dos 100m costas, às 10h25, antes de Alexandre Amorim se estrear, na última das três séries de 100m bruços, às 10h50.
No sábado, também às 10h50, Alexandre Amorim disputa as eliminatórias de 50m bruços, enquanto Tomás Lopes compete nos 200m livres, a partir das 11h20, antes de, no último dia, João Nogueira Costa e Rodrigo Cunha reentrarem na piscina para os 200m costas, às 11h10, e de Filipa Fernandes competir nos 50m mariposa, logo de seguida.
Os 400m livres masculinos são a última categoria a entrar na piscina, com Tomás Lopes a participar na última das três séries da eliminatória, a partir das 12h05.