Cidade Europeia Desporto: dez anos depois é tempo de “celebrar e refletir”
Em 2013 Guimarães foi a primeira cidade do país com o estatuto de Cidade Europeia do Desporto. Efeméride será assinalada com um olhar sobre o futuro.

No próximo ano assinala-se uma década após Guimarães ter sido Cidade Europeia do Desporto 2013, algo inédito no país à data. Dez anos depois, a Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver um programa que pretende relembrar o passado, mas, essencialmente, pensar o futuro, com passagem pelas várias latitudes do concelho.
Nelson Felgueiras, vereador municipal com o pelouro do desporto, deu conta disso mesmo esta quinta-feira. “Estamos a desenvolver um programa que visa duas coisas essenciais: por um lado celebrar um momento que foi importante e marcante para a nossa cidade no desporto, mas aproveitar esse momento para fazer uma reflexão sobre aquilo que queremos para o desporto em Guimarães”, disse.
O vereador destacou que “teremos um conjunto de eventos, conferências espalhadas pelo território, em que pretendemos envolver todos os agentes desportivos para nos ajudarem nessa reflexão.
Para além da reflexão, teremos também “um conjunto de eventos de memória evocativa do que foi a Cidade Europeia do Desporto em 2013, para que Guimarães consolide o caminho que fez ser uma referência a nível nacional, e também internacional, em algumas áreas no que ao desporto diz respeito”.
Esta celebração está a ser pensada pela Câmara Municipal de Guimarães, mas envolverá inevitavelmente a Tempo Livre “e os diversos clubes desportivos do nosso concelho, para que o ano de 2023 seja essa celebração, essa evocação e, sobretudo, essa projeção do desporto em Guimarães”.