Centenário: Vitória pretende “celebrar o passado projetando o futuro”
Em dia de aniversário, os 99 anos do Vitória são assinalados de olhos postos no futuro. “Centenário convoca-nos a todos”, defende Miguel Pinto Lisboa. Inaugurar o miniestádio entre o programa.

Celebrar o passado e projetar o futuro foi o mote do Vitória SC nas celebrações do seu 99.º aniversário. No Paço dos Duques de Bragança, local icónico da cidade berço, a cerimónia comemorativa do aniversário do Vitória SC teve como grande foco espreitar o futuro.
Miguel Pinto Lisboa, presidente do clube, pretende que o centenário seja um momento de “debate sobre o presente do clube”, de forma a lançar as bases do amanhã. “O centenário será um momento coletivo para compreender de onde viemos, onde estamos e para queremos ir”, vincou.
Fazendo alusão ao Vitória SC como uma “paixão cada vez mais vivida na nossa comunidade”, o líder máximo do clube pretende a envolvência e comunhão do universo vitoriano, frisando que as “celebrações dos cem anos do Vitória SC convocam-nos a todos”.
Inauguração do miniestádio e fomentar a ligação com a sociedade
O programa do centenário do Vitória SC ainda não está fechado, mas tem já vária ideias alinhavadas, que serão divulgadas em breve. Fernando Ribeiro, membro da comissão do centenário, prometeu uma “comemoração à altura da dimensão” do clube. Ainda este ano terão lugar algumas iniciativas, mas os principais eventos serão realizados em 2022.
Entre as diversas iniciativas, pretende-se “reconhecer personalidades que se distinguiram no clube, realizar exposições várias, promover debates, lançar livros relacionados com a história do clube, promover as modalidades profissionais e amadoras, fomentar a ligação com a sociedade envolvente, ligação com a tecnologia, continuar iniciativas com a comunidade escolar e inaugurar o miniestádio”, segundo Fernando Ribeiro.
O programa está aberto a colaboração de todos os sócios do clube, e não só, destacando-se nas festividades uma homenagem a Neno no dia 27 de janeiro, quando completaria 60 anos, e um ambiente de festa dentro de um ano na gala do centenário.
Quatro sócios de diamante com desejo de ver o Vitória campeão
No decorrer da cerimónia foram homenageados quatro associados com 75 anos de filiação ininterrupta ao clube, que receberam do presidente do clube e do presidente da assembleia geral, José Antunes, os respetivos emblemas de diamante.
Foram os casos dos associados número quatro, cinco, seis e sete, nomeadamente Armando Humberto Gomes Alves, José Francisco, Francisco Pinto Cancela Gusmão e José Joaquim Silva Guimarães.
No caso de Francisco Gusmão, o associado número seis não conseguiu estar presente, mas numa mensagem em vídeo formulou um desejo: “Espero, apesar da minha idade, ainda ver o Vitória ser campeão”.