skipToMain

Centenário do Taipas promete livro com história do clube e torneio veterano

No jantar que assinalou o 99.º aniversário, o clube verde e branco lançou o centenário, falando-se ainda de peça em espaço público para assinalar efeméride e da requalificação da entrada do Montinho.

28 novembro 2022 > 12:45

O próximo ano deve trazer um livro sobre a história do Clube Caçadores das Taipas, o segundo clube desportivo mais antigo de Guimarães, fundado a 23 de novembro de 1923. A revelação coube a Vasco Marques, um dos elementos da comissão do centenário dos taipenses, no jantar que comemorou o 99.º aniversário dos verde e brancos e lançou a efeméride do próximo ano.

“Este momento de celebração dos 99 anos marca o início da comemoração dos 100 anos. É um momento de festa, de que toda a família taipense deve sentir muito orgulho (…) Está prevista a apresentação de um livro com a história do clube”, anunciou, num dos discursos proferidos durante o jantar que se realizou na Escola Secundária de Caldas das Taipas.

O responsável anunciou ainda um torneio quadrangular de veteranos no Campo do Montinho, com equipas de clubes centenários, que devem ser o Vitória SC, o Benfica e o Sp. Braga, além do CC Taipas.

O ex-jogador do clube referiu ainda que a “comissão não está fechada”, pretendendo ser o “mais representativa possível da família taipense”, que perdeu, em 2022, Camilo Baptista Ribeiro e João Baptista Ribeiro, ex-presidente e sócio número um do clube. “São duas pessoas muito importantes na história deste clube”, realçou.

A morte do sócio número um, precisamente quarta-feira, foi também lembrada pelo presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, que apontou o percurso do antigo dirigente como um exemplo de “amor ao clube” e revelou o interesse da comissão do centenário em encontrar um espaço na vila termal para assinalar o centenário do CC Taipas com uma “obra de arte”.

O autarca mencionou igualmente a necessidade de requalificar o acesso principal ao Campo do Montinho e anunciou que 2023 trará a atribuição da medalha de honra da freguesia” ao CC Taipas, a 19 de junho de 2023, dia de elevação de Caldas das Taipas a vila, caso a Assembleia de Freguesia aprove a proposta.

Numa sessão em que intervieram ainda o vereador da Câmara Municipal para o desporto, Nelson Felgueiras, o vice-presidente da Associação de Futebol de Braga, Miguel Azevedo, e o presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Aquilino Ferreira, o responsável máximo do clube, Bruno Ferreira, pediu “união” aos sócios.

“Vamos deixar os egos de parte, e as diferenças sociais e culturais de parte. a presente direção esteve sempre disponível para quem quer caminhar ao nosso lado e ao lado do Taipas. Faço um apelo: unam-se pelo clube, todos pelo Taipas. Sozinhos nunca, unidos sempre, Caçadores das Taipas”, declarou o presidente do CC Taipas.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast