skipToMain

Campeão à quinta-feira, João Costa faz história na natação lusa à sexta

Mais do que revalidar o título do ano passado, nadador do Vitória bate recorde nacional dos 100 metros costas e torna-se no primeiro português a percorrer a distância em menos de 54 segundos.

01 abril 2022 > 19:45

Nadador mais cotado do Vitória SC nos últimos três anos, João Nogueira Costa entrou nesta sexta-feira para a constelação de estrelas de um país que, embora longe de potência mundial na natação, é presença assídua nos Jogos Olímpicos, para além de campeonatos da Europa e do Mundo.

Depois de, na quinta-feira, se ter sagrado campeão nacional dos 50 metros costas, o vitoriano tornou-se no primeiro português a nadar a distância de 100 metros costas em menos de 54 segundos; com uma marca de 53,88 segundos, sagrou-se campeão nacional da categoria e bateu o recorde absoluto anteriormente fixado em 54,35 segundos, que pertencia a Francisco Santos, do Sporting.

Essa marca garante os mínimos de qualificação para o Europeu de Roma, em agosto deste ano, e para o Mundial de Bucareste.

Campeão nacional da categoria em agosto de 2021, João Nogueira Costa já fora o nadador mais rápido nas eliminatórias, com um tempo de 54,56 segundos.

 

Tomás Lopes novamente oitavo

Seja uma ou duas piscinas, Tomás Lopes mostrou-se igualmente capaz de chegar à final nas provas de livres, mas sem se aproximar do pódio na corrida decisiva. Oitavo classificado na prova de 100 metros na quinta-feira, o nadador do Vitória SC repetiu a classificação na prova de 50 metros, disputada nesta sexta-feira, ao assinar a marca de 23,57 segundos, mais 1,16 segundos do que o campeão nacional Miguel Nascimento (Benfica). 

Nos 100 metros bruços, Alexandre Amorim, também do Vitória SC, foi desclassificado nas eliminatórias. 

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast