Cair em casa não é cair de vez: Vitória vai ao jogo de desempate
Equipa de Hélder Andrade respondeu ao desaire caseiro do fim de semana passado com um triunfo por 3-2 sobre o Sporting, que adia a decisão sobre o vencedor da Taça Federação para domingo, em Lisboa.

O Vitória parece apostado em repetir frente ao Sporting aquilo que fez diante do Porto Vólei: após o desaire no jogo um da eliminatória de acesso à final da Taça Federação, a equipa de preto e branco virou a maré com dois triunfos no Porto, assegurando a final com o Sporting.
Essa ronda decisiva começou mal, com um desaire pela margem máxima no fim de semana anterior, mas as comandas de Hélder Andrade recompuseram-se e apresentaram-se este sábado com outra consistência no pavilhão João Rocha.
Em vez de desperdiçarem vantagens de sete pontos como no segundo set do jogo anterior, as vitorianas mostraram-se firmes após a derrota no primeiro set, por 25-20, e viraram o resultado com dois parciais de 25-23. Habituadas à corrida do título nacional, as atletas verde e brancas responderam em força, triunfando no quarto set por claros 25-12, mas as mulheres de Guimarães ainda guardavam bastante energia na reserva, pronta a libertar no quinto set.
Na negra, o Vitória esteve a vencer por 12-5, antes de consentir uma última reação à equipa de Alvalade. A incerteza voltou ao jogo nos instantes finais, mas as comandadas de Hélder Andrade prevaleceram por 15-13.
Com o 1-1 na final, a decisão fica adiada para domingo. As vitorianas reentram em ação às 15h00, no pavilhão João Rocha, em Lisboa. Desse embate, sairá a equipa vencedora da Taça Federação.