Brito perde “atletas influentes” e cai para a 3.ª Divisão feminina
Derrota na eliminatória com o Feirense selou desfecho da equipa britense, que perdeu um trio de jogadoras na antecâmara da fase decisiva. Futuro é incerto.

A equipa feminina do Brito viu a descida à 3.ª Divisão consumar-se neste domingo, após duas temporadas no segundo escalão nacional. O conjunto britense já estava em maus lençóis face à derrota por 3-1 na visita ao Feirense, para a primeira mão da eliminatória da fase de manutenção, disputada a 30 de maio, e revelou-se incapaz de virar a maré na receção à turma de Santa Maria da Feira, neste domingo: perdeu por 2-0, após um autogolo de Vera Carneiro, aos 77 minutos, e um golo de Beatriz Ferreira, aos 81.
O Brito caiu perante um adversário que terminou a primeira fase da Série Norte com sete derrotas em sete jogos, classificando-se no oitavo e último lugar; em 09 de maio, perdeu 2-1 com as vimaranenses, que alcançaram o quinto lugar na primeira fase, com nove pontos.
O treinador Francisco Sousa admite que o Brito “não esteve muito bem nos dois jogos” e justifica o decréscimo de rendimento com a perda de “três atletas influentes” na véspera da eliminatória: Guida, Rafa e Daniela Lopes. “Na máxima força, acredito que teríamos conseguido a manutenção. Perdi-as num momento crucial”, afirma ao Tempo de Jogo, lembrando que houve mais jogadoras que tiveram de faltar aos treinos.
Responsável pela equipa sénior britense desde a sua criação, na época 2019/20, o técnico disse ainda que a época foi “atípica” por causa da covid-19 e por causa da sua extensão, com uma fase regular de sete jogos.
Francisco Sousa reconheceu ainda que o impasse diretivo – o Brito está sob a alçada de uma comissão administrativa - influenciou o desfecho da temporada e disse ainda não saber qual o futuro quer da equipa sénior feminina do clube, quer da sua carreira.
Vitória pode manter presença de Guimarães na 2.ª Divisão
A equipa feminina do Vitória vai disputar as meias-finais da fase de subida à 2.ª Divisão, após ter superado o Famalicão B nos quartos. Depois do triunfo caseiro por 3-2, na primeira mão, as vitorianas triunfaram por 3-1 na deslocação de domingo a Famalicão, selando o apuramento.
A turma vimaranense vai defrontar o Rio Ave nas meias-finais, garantindo o regresso à 2.ª Divisão, escalão no qual competiu em 2019/20, caso vença a eliminatória.