skipToMain

Brest é o palco da primeira final da época para o “conquistador”

Depois de um primeiro set equilibrado, João Sousa rubricou um segundo set quase perfeito frente a Maxime Janvier e apurou-se para o jogo decisivo do challenger francês, marcado para domingo.

30 outubro 2021 > 15:35

João Sousa está de regresso às finais dos torneios ATP, quebrando um jejum que perdurava desde maio de 2018, quando venceu o Estoril Open, torneio da categoria ATP 250. O vimaranense derrotou o francês Maxime Janvier por dois sets sem resposta (7-5 e 6-1) nas meias-finais do challenger de Brest e disputa o encontro decisivo no domingo, contra o vencedor da outra semifinal, entre o norte-americano Brandon Nakashima (70.º do ranking mundial) e o francês Alexandre Muller (número 207 da hierarquia ATP).

O primeiro set manteve-se equilibrado até ao 4-4, altura em que o "conquistador" apanhou o único susto da partida; o atleta gaulês, número 234 do circuito, quebrou o seu serviço, fez o 5-4 e teve a oportunidade de fechar o set na hora de servir. A resposta do vimaranense foi demolidora, porém: ganhou os três jogos seguintes, com dois breaks ao serviço adversário, e colocou-se na frente do encontro. 

Se no primeiro set, a incerteza reinou até ao fim, no segundo o português distanciou-se cedo no marcador, fazendo rapidamente o 5-0, com mais duas quebras de serviço pelo meio. Sousa teve até uma vantagem de 40-0 no jogo seguinte, para fechar o set sem mácula, mas permitiu a recuperação de Janvier. Seria o único jogo concedido. Quando voltou a servir, fechou o encontro com tranquilidade, ao fim de uma hora e 18 minutos. 

Após eliminar os franceses Hugo Grenier, Kenny de Schepper e Maxime Janvier, bem como o italiano Federico Gaio, o tenista de Guimarães pode conquistar o sexto torneio challenger da carreira no domingo, após as vitórias em Fürth (Alemanha), em 2011 e em 2013, em Mersin (Turquia) e em Tampere (Finlândia), em 2012, e ainda na sua cidade natal, na competição disputada no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2013. 

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast