skipToMain

Berço pronto a renascer com duas prioridades: subida e aposta na formação

Despromovido à Pró-Nacional, equipa de Ricardo Martins promete encarar “jogo a jogo” um campeonato competitivo, com muitos dérbis, numa época com novo presidente, que prioriza a formação.

29 julho 2022 > 19:00

O tartan da Pista Gémeos Castro foi ponto de partida para uma temporada em que o Berço vai procurar reaver o estatuto que ostentou nas três épocas anteriores: o de equipa que milita nos campeonatos nacionais. Pronto a reerguer-se da despromoção de 2021/22, o emblema azul e branco vai entrar para vencer em todos os jogos, ainda que espere uma Pró-Nacional difícil e “competitiva”.

“Queremos vencer. O Berço não vai traçar metas a priori. O histórico do Berço é sempre a subir. Neste ano, desceu, mas se tiver oportunidade de subir, subirá, sempre com os pés bem assentes na terra”, perspetiva Carlos Baptista, sucessor de Joaquim Martins na presidência do Berço.

Motivado a embarcar no projeto pelo trabalho até agora desenvolvido por Marco Aurélio Martins, diretor-geral do emblema vimaranense, o responsável frisou que o Berço tem exibido “ADN de vencer” desde a fundação, em 2016, tendo a época anterior sido exceção.

Vencer é também um cenário que perpassa pela cabeça de Ricardo Martins, treinador que liderou todas as subidas rumo aos nacionais e que acompanhou quase toda a história do emblema da cruz azul. Ainda assim, o técnico de 38 anos avisou que os jogadores a seu cargo têm de encarar cada jogo com atenção, numa prova que antevê “complicada”.

“A Pró-Nacional tem muitos dérbis, equipas com história e que se reforçaram bem. O Berço terá sempre de ser uma equipa com ambição, com alegria e com a certeza de que irá disputar todos os jogos no limite”, realça.

Mesmo com a descida da época passada, o timoneiro realça que o Berço SC “tem mais vitórias do que derrotas na sua história”, cabendo-lhe “continuar a trabalhar para colocar o clube onde merece”.

 

“A aposta será sempre nos miúdos”

Ainda sem plantel fechado para 2022/23, Ricardo Martins já sabe o que quer para uma temporada cujos treinos arrancam a 01 de agosto: a “aposta nos jovens valores”, sejam eles oriundos de outros clubes ou da formação.

Convencido de que o Berço SC fez, no ano passado, “um bom trabalho com os miúdos da formação”, o técnico quer formar “uma equipa competitiva” a partir do talento que existe nos escalões jovens do clube de Guimarães. “O papel do Berço é o de ser uma equipa competitiva, o de apostar nos jovens valores, o de fazer uma aposta segura e forte na nossa formação. (…) Os que tiverem margem de progressão serão integrados no plantel. Ao fim de semana, logo vemos se jogam pela equipa A, pela equipa B ou no escalão deles. A aposta será sempre nos miúdos”, salientou.

Um dos elementos promovidos da formação, o médio Fabiano, diz ter “evoluído muito na época passada”, ao trabalhar de perto com os seniores, e promete “trabalhar para conquistar um lugar”.

Já para o defesa Miguel, de 20 anos, a predisposição dos azuis e brancos para “potenciarem jogadores e levá-los o mais alto possível” e “facilitarem a transição de júnior para sénior” foi um dos motivos que o fez permanecer em Guimarães. O outro é o de tentar o regresso ao Campeonato de Portugal.

 

“O Berço tem o ADN de vencer” – Carlos Baptista, presidente do Berço SC

 

“O Berço tem o ADN de vencer e prometo a continuidade disso. Queremos apostar na formação de desportistas e pessoas, não só com objetivo económico, ainda que seja uma pendente forte”

 

“Fazer uma aposta segura e forte na nossa formação”  - Ricardo Martins, treinador do Berço SC

 

“O papel do Berço é o de ser uma equipa competitiva, o de fazer uma aposta segura e forte na nossa formação. No ano passado, fizemos um bom trabalho com os miúdos da formação, até porque têm valor e serão integrados nos trabalhos do plantel”

 

“Queremos voltar à divisão em que estávamos” – Miguel, capitão do Berço SC

 

“A nível coletivo, queremos voltar à divisão em que estávamos. Este é um campeonato sempre mais difícil. Todas as equipas têm ambição de subir, mas queremos estar preparados jogo a jogo, fim de semana atrás de fim de semana”

 

“Tenho de trabalhar para conquistar o meu lugar” – Fabiano, reforço do Berço SC

 

“No ano passado, já treinei com os seniores e fui aos jogos com eles. Evoluí muito como jogador, como pessoa. Nesta época, tenho de trabalhar para conquistar o meu lugar”

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast