Basquetebol: Vitória SC voltou a perder no castelo
Num jogo equilibrado, o segundo parcial revelou-se fatal para as aspirações das condessas. Derrotado pelo União Sportiva (61-65) na tarde de hoje, o Vitória continua sem vencer em casa.

À quinta jornada da Liga Betclic 2021/2022 repetiu-se o encontro e o resultado da meia-final da época transata com o Vitória SC a receber, no Pavilhão Unidade Vimaranense, as açorianas do Clube União Sportiva. O marcador manteve-se equilibrado durante toda a partida, mas as insulares foram mais concretizadoras e obrigaram as condessas a correr atrás do resultado na maior parte do tempo. Apesar de ter vendido cara a derrota (61-65), a formação de Pedro Dias somou o quarto desaire da época e continua sem vencer em Guimarães.
Os primeiros 20 minutos de jogo foram apáticos, com as duas equipas a demonstrar dificuldades para pontuar. No período inaugural do encontro, foi o União Sportiva quem entrou melhor e chegou a liderar o marcador com uma vantagem de cinco pontos. Seguiu-se um período de recuperação das condessas - volvidos os primeiros dez minutos, era a formação da casa que ia na frente com uma vantagem de quatro pontos (15-11). As lacunas ofensivas da formação de Pedro Dias acentuaram-se no segundo quarto e contrastavam com a competência defensiva das adversárias. Quando recolheram aos balneários, as vitorianas perdiam por 21-26.
Do intervalo pareceram regressar duas equipas diferentes e que introduziram uma espetacularidade ao jogo como ainda não se tinha visto: impuseram um ritmo de jogo rápido, subiram o nível exibicional e trocaram argumentos com… triplos. A meio do terceiro quarto, o Vitória recuperou a vantagem pela margem mínima de um ponto, mas durou poucos segundos. O aumento da produtividade ofensiva de ambas as equipas fez com que a liderança no marcador estivesse sempre a trocar de mãos: ora, de um lado, marcava a equipa casa e ora, do outro, marcavam as visitantes. A União Sportiva perdeu fulgor no início do último período – conseguiu apenas concretizar dois pontos em quatro minutos e 30 segundos –, mas rapidamente recuperou a forma e voltou ao nível que já tinha apresentado. O equilíbrio da segunda parte (com os dois quartos a fechar com 20-20 e 20-19) permitiu ao Vitória manter as contas niveladas, mas foi insuficiente para recuperar desvantagem. Com o resultado final de 61-65, esta foi a terceira derrota das condessas em tantos jogos no Pavilhão Unidade Vimaranense.
Sara Ressurreição com 22 pontos somados e 5 assistências foi uma peça fundamental na manobra ofensiva vitoriana ao manter, em várias ocasiões, as aspirações da equipa vivas na partida.
A 6.ª jornada da Liga Betclic vai dar às condessas uma nova oportunidade de conquistar o primeiro triunfo da época dentro de portas. No próximo fim-de-semana, dia 30, o Vitória vai receber o GDESSA Barreiro. A equipa de Setúbal vai viajar para Guimarães depois de somar, frente ao Quinta dos Lombos, a primeira derrota da temporada.
FOTO: FBP