skipToMain

Basquetebol: recuperação vitoriana esfuma-se no final e custa nova derrota

Equipa de Pedro Dias assumiu a liderança do marcador no final do terceiro período, mas a má entrada na fase decisiva levou à derrota caseira com Olivais, formação abaixo na tabela classificativa.

05 dezembro 2021 > 17:00

O Vitória perdeu por 71-62 frente ao Olivais, num jogo em que esteve quase sempre a perder, antes de virar o resultado no final do terceiro período e de deixar escapar essa vantagem nos últimos 10 minutos. Incapaz de dar sequência aos triunfos na Liga Betclic Feminina sobre Guifões e Galitos, as comandadas de Pedro Dias estiveram aquém da resposta indicada à eliminação da Taça de Portugal a meio da semana, frente ao Vagos.

Com a derrota caseira frente a um adversário que vem atrás na tabela, o Vitória mantém o oitavo lugar, o último de acesso ao play-off; ao cabo de 10 jornadas, contabiliza três vitórias e soma os mesmos 13 pontos da Escola Francisco Franco, nona classificada.

Só por duas vezes as condessas estiveram na frente do marcador ao longo da primeira parte: foi nos primeiros 10 minutos (10-9 e 12-10), depois de um início de jogo difícil e antes da quebra sentido no final do período inaugural, com um parcial de 6-0 favorável às conimbricenses.  

A perder por 16-12 à entrada para o segundo quarto, a equipa de Pedro Dias viu-se depois a perder por 10 pontos (30-20), antes da recuperação que antecedeu o intervalo repor a margem de quatro pontos – 39-35 a favor do Olivais.

Mesmo depois da pausa, a reação vimaranense demorou. A equipa forasteira ainda esticou o fosso para oito pontos (43-35), antes do cinco vitoriano carburar com mais chama e entrar na sua melhor fase: com um parcial de 13-3 no final do terceiro período, entrou para os 10 minutos decisivos a vencer por 53-50.

A má entrada no último quarto deitou a recuperação por terra, contudo. O Olivais arrancou com um parcial favorável de 9-1 e não mais perdeu a liderança do marcador, alcançando o seu segundo triunfo na Liga Betclic Feminina, que lhe permite igualar o Galitos no 10.º lugar.  

Num jogo em que até foi mais eficaz do que o adversário (54,1% contra 44,1%), mas lançou muito menos (37 lançamentos contra 59 do Olivais), o Vitória teve em Catarina Mateus (19 pontos) e Kahlia Lawrence (17 pontos) as suas melhores jogadoras.

Na próxima jornada, o Vitória joga no pavilhão da Quinta dos Lombos, no sábado.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast