Basquetebol masculino: Reviravolta dita derrota no berço
Depois de liderar por 11 pontos no período final, o Vitória consentiu a reviravolta nos últimos segundos e perdeu por um ponto (81-82). Derrota frente à Ovarense é a terceira em quatro jogos.

O início de temporada não está a ser fácil para a equipa masculina de basquetebol do Vitória SC. Depois de perder frente ao Lusitânia, esperava-se uma resposta cabal dos comandados de Carlos Fechas no jogo caseiro contra a Ovarense agendado para este domingo, dia 24, no Pavilhão Unidade Vimaranense. E a resposta esteve perto de chegar: no último período, os conquistadores até lideraram por 11 pontos, mas consentiram a reviravolta nos últimos segundos e perderam por 81-82.
O Vitória conseguiu o melhor resultado da presente época desportiva em casa: 88-62. O adversário foi o Illiabum e é, por enquanto, o único triunfo da formação na Liga Betclic. Aconteceu na segunda jornada. Na quarta jornada, novamente disputada dentro de portas, as coisas já não correram como os vitorianos pretendiam. Num jogo marcado pelo equilíbrio, especialmente nos primeiros três parciais, nenhuma equipa se tinha afastado da outra por uma diferença superior a seis pontos. A única a fazê-lo – o Vitória – acabou por sair derrotada.
As duas formações saíram para o intervalo separadas por apenas 3 pontos (40-43) fruto de um período inaugural em que se equivaleram dentro da quadra (22-22) e de uma superioridade ligeira dos visitantes nos segundos dez minutos (18-21). Os papeis inverteram-se logo de seguida e, regressados dos balneários, foram os conquistadores a vencer o parcial seguinte de forma mais confortável: 21-16. Faltavam, então, apenas dez minutos para soar a última buzina e o Vitória estava na frente do marcador por dois pontos. Com o resultado ainda em aberto, poucos seriam os que esperavam a história que guardavam os dez minutos finais.
O Vitória, que entrou na frente fruto da vantagem conquistada no período anterior, parecia continuar a construir o triunfo. A vantagem de dois pontos aumentou gradualmente. A pouco mais de dois minutos e meio do fim, o arremesso de Malcom Drumwright deixou os conquistadores com uma vantagem de 11 pontos e com o marcador a apontar 78-67. Mas ainda não tinha soado o apito final e, por isso, ainda havia muito para discutir. A Ovarense acreditou, desconstruiu a vantagem adversária e nunca deitou a toalha ao chão. O efeito surpresa parece ter paralisado os conquistadores. Com oito segundos por jogar, Brandon Anderson converteu um arremesso de dois pontos e transformou o 81-80 dos segundos anteriores nos 81-82 do resultado final.
A próxima jornada está agendada para o próximo dia 28, quinta-feira, novamente no Pavilhão Unidade Vimaranense. O adversário é o Imortal Basket Clube. Os homens de Albufeira, que perderam a Supertaça para o Sporting CP, somam três triunfos e uma derrota para a Liga Betclic.
Foto: FBP