Basquetebol masculino: calvário sem fim à vista
O Vitória entrou a liderar, mas o FC Porto tomou a dianteira do marcador no segundo quarto. Depois descolou para garantir o triunfo por 33 pontos. Foi a décima derrota consecutiva dos vimaranenses.

No final da tarde de hoje, o Vitória SC recebeu, no Pavilhão da Unidade Vimaranense, a visita do FC Porto. A jornada desta quarta-feira ditou que os conquistadores jogassem a ronda 9, que estava em atraso, diante do seu público, mas não houve ainda fim para o calvário dos comandados de Miguel Rendeiro na Liga Betclic. Depois do triunfo do último domingo frente ao Sangalhos DC a contar para a Taça de Portugal, o primeiro em sensivelmente dois meses, a formação vitoriana voltou à senda dos maus resultados e somou a décima derrota consecutiva nos registos do campeonato.
No arranque da partida, foi a equipa da casa, lanterna vermelha da tabela, que se superiorizou e contrariou o favoritismo do sétimo classificado. O Vitória conquistou cedo a vantagem e manteve-a segura até soar o gongo para finalizar a contagem dos primeiros dez minutos. No marcador: 25-21. Mas a liderança mudou de mãos logo nos minutos inaugurais do quarto seguinte e, ao intervalo, eram os dragões que estavam na frente com o resultado 39-43.
Nos restantes 20 minutos, a equipa de Guimarães não encontrou argumentos para relançar a partida e evitar a derrota e o FC Porto aumentou a vantagem para uma diferença confortável. O terceiro quarto terminou com 17 pontos de diferença: 55-72 para os visitantes. Mas o pior ficou mesmo para o fim. Com o triunfo já garantido, os dragões cresceram no jogo, ficaram confortáveis e quando o jogo terminou lideravam o marcador por 33 pontos. Resultado final: 66-99.
O Vitória SC voltou a confirmar o estatuto de último classificado e soma agora 13 pontos em 12 jogos. Segue-se, ainda antes do fim do ano, uma deslocação ao reduto do Illiabum Clube em Ílhavo. No dia 28, pelas 21h, há um duelo entre os últimos na Liga Betclic.
Foto: FPB