skipToMain

Basquetebol em alta: parecia um bailinho, mas Vitória teve arte para o vira

Equipa de Miguel Miranda perdia por 12 pontos no fim do primeiro período, mas estreitou a diferença para o CAB até a inverter no decurso da segunda parte. Foi o terceiro êxito consecutivo na Liga.

29 janeiro 2022 > 17:00

Pouco antes do Natal, o destino do Vitória na presente edição da Liga Betclic masculina parecia a cauda da tabela e a consequente luta sôfrega para evitar a descida de divisão. Ainda assim, o ano do centenário parece de vida nova para o grupo agora treinado por Miguel Miranda, com uma série de três triunfos seguidos em curso, o último deles somado neste sábado: numa deslocação habitualmente difícil à Madeira, os homens de Guimarães deram a volta a um começo pouco auspicioso e venceram por 93-78.

Se todo o jogo se tivesse desenrolado como o primeiro período, teria sido um autêntico Bailinho da Madeira, tal a diferença expressa no resultado aquando da primeira interrupção: 24-12. O Vitória até entrou forte com um parcial de 7-0, mas rapidamente perdeu o norte em ambas as pontas do campo e também a vantagem.

Os insulares chegaram a impor uma vantagem de 15 pontos no segundo quarto (33-18), antes da reação vimaranense florescer, gradual, mas irreversível. A equipa que enverga o preto e o branco chegou ao intervalo a perder por 45-37 e concretizou a reviravolta a meio do terceiro período, que terminou com uma vantagem de sete pontos (65-58).

Nos 10 minutos finais, o CAB Madeira chegou a diminuir a margem para quatro pontos (73-69), mas os vitorianos recusaram-se a submergir sob as águas do Atlântico e controlaram os últimos minutos, aproveitando para aumentar o fosso nos segundos finais.

A eficácia nos lançamentos de 2 Pontos (60% do Vitória contra 50% do CAB) fez a diferença num desafio marcado pelo equilíbrio noutros parâmetros. O elemento que mais se destacou entre os vimaranenses foi Danjel Purifoy, com 23 pontos e seis ressaltos, secundado por Brandon Austin (20 pontos e cinco ressaltos) e Malcolm Drumwright (18 pontos e seis ressaltos).

Com este resultado, o Vitória ascendeu ao 10.º lugar, com 19 pontos, fruto de quatro triunfos e 11 derrotas no campeonato. Note-se, porém, que o conjunto de Miguel Miranda tem o menor número de jogos realizados entre as equipas classificadas do 4.º ao 12.º posto. O playoff deixou de ser uma miragem para uma equipa que, na próxima jornada, se desloca à Ovarense, sexta da tabela; o embate está marcado para quarta-feira.  

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast