Basquetebol: do thriller da Madeira, resultou o primeiro triunfo da época
O Vitória concluiu a jornada dupla na Madeira com um triunfo por 68-67 sobre a Escola Francisco Franco, o primeiro do campeonato. Equipa de Pedro Dias impôs-se em duelo com sucessivas reviravoltas.

A última buzina do embate deste domingo com o Clube Desportivo Escola Francisco Franco foi certamente merecedora de um suspiro de alívio entre a comitiva vitoriana. A turma madeirense ainda reduziu a desvantagem para um ponto no derradeiro minuto, mas a reação ficou-se por aí; com um 67-68 no marcador, consumou-se o primeiro triunfo vimaranense na Liga Betclic Feminina.
Está assim interrompida a espiral negativa deste início de época – derrotas com Benfica na Supertaça e na jornada inaugural do campeonato, com Esgueira e com CAB Madeira, na sexta-feira.
A marcha do marcador evoluiu como se as equipas no Pavilhão Francisco Franco, no Funchal, tentassem cobrir os avanços uma da outra: as jogadoras de Pedro Dias terminaram o primeiro período na frente (15-16), mas, ao intervalo, quem estava na dianteira eram as madeirenses (33-29). A Escola Francisco Franco conseguiu uma vantagem de oito pontos a meio do terceiro período (42-34), mas o Vitória inverteu então a tendência desfavorável. E fê-lo de forma irreversível.
A formação de Guimarães partiu para o derradeiro quarto de novo na frente (51-53) e, apesar de ter ainda consentido uma última reviravolta (58-54), esteve por cima na maior parte do tempo, resistindo ao último susto causado pelas adversárias. Catarina Mateus foi a atleta que mais se evidenciou no Vitória, com 18 pontos e sete ressaltos, seguida de Kahlia Lawrence, com 17 pontos e seis ressaltos, e de Kamera Harris (12 pontos e oito ressaltos).
Na próxima jornada, a equipa de Pedro Dias recebe o vice-campeão nacional União Sportiva.