skipToMain

Bancada nascente do D. Afonso Henriques é agora a Bancada Neno

Um ano depois da morte de um símbolo do Vitória SC e do futebol nacional, o clube decidiu atribuir o seu nome àquela bancada, além de querer prosseguir o seu legado de embaixador com 17 ex-atletas.

10 junho 2022 > 12:20

A bancada nascente do Estádio D. Afonso Henriques é, a partir de 10 de junho de 2022, a Bancada Neno". Um ano depois do falecimento do antigo guarda-redes, dirigente e embaixador do Vitória SC, figura consensual no seio do clube e no futebol nacional, o Vitória anunciou a decisão: "O Estádio D. Afonso Henriques era, para Neno, uma segunda casa. Entendeu, por isso, esta administração imortalizar o seu nome neste estádio. A bancada Nascente passa hoje justamente a chamar-se bancada Neno”, leu o diretor de comunicação do Vitória, Nuno Teixeira. 

Essa foi uma das iniciativas anunciadas na sessão de homenagem promovida pelo emblema vitoriano, nesta manhã de sexta-feira, feriado. Foi também criado o projeto de embaixadores do Vitória SC para "transmitir a mística e a identidade" do clube, algo que Neno fazia, em "projetos de responsabilidade social", em "visitas a escolas, lares e hospitais" e "em experiências" no estádio e ao Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Do futebol ao polo aquático, passando pelo basquetebol, pelo voleibol e pelo atletismo, os embaixadores anunciados pelo Vitória são Abreu, Rodrigues, Douglas, Leonel Olímpio, Moreno, Carvalho, Flávio Meireles, Miguel, Nuno Assis, Laureta, Tiago Targino, Quim Berto, Allan Cocatto, Nelson Brízida, Paulo Cunha, António Pedro Magalhães e Manuel Mendes. 

O outro projeto, iniciado pela direção anterior, liderada por Miguel Pinto Lisboa, disponibiliza camisolas de Neno à venda na loja do Vitória. As receitas dessa camisola revertem para causas sociais.

 

Neno "representa a mística" de que o Vitória precisa

“Há este cariz social com a camisola do Neno. Honra seja feita à anterior direção, que já tinha esta iniciativa. Espero que o Vitória continue nestes momentos solidários. O Neno vai estar sempre connosco”, realçou o presidente vitoriano no seu discurso.

O dirigente pediu ainda aos 17 ‘embaixadores’ para “abrilhantarem” a memória do antigo dirigente, alguém que “passava o nome do Vitória como ninguém” e que deixou saudades nos jogadores e nos funcionários.

“Ainda vejo pessoas no dia a dia em lágrimas quando se fala do Neno. Representa a mística que, enquanto clube, precisamos”, acrescentou.

Já o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, congratulou o emblema minhoto por “saber eternizar a marca e o terno sorriso de Neno”, a primeira pessoa que lhe ligou quando assumiu o cargo que ocupa, para lhe dar uma palavra de apoio e dizer que “estaria sempre ao seu lado”.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, enalteceu o “espírito olímpico” com que Neno cumpriu a sua carreira de futebolista e a sua presença junto da comunidade de Guimarães, especialmente junto dos “mais frágeis”, a “cantar” com um “rosto de entusiasmo”.

A esposa, Simone Barros, mostrou-se “emocionada” e agradeceu ao Vitória, algo que já fizera a 27 de janeiro de 2022, dia da inauguração de um mural alusivo a Neno, precisamente no exterior da bancada nascente do Estádio D. Afonso Henriques.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast