Autogolo dá vitória ao Moreirense na visita a Barcelos
O Moreirense foi a Barcelos colocar um fim à série vitoriosa do Gil Vicente. Venceu por 1-2, fechou praticamente as contas da manutenção e está agora a apenas um ponto da última vaga europeia.

Domingo de sol no Estádio Cidade de Barcelos, no jogo que opunha o Gil Vicente ao Moreirense FC, em jogo a contar para a 26.ª jornada da Liga NOS.
A equipa de Vasco Seabra deslocava-se ao terreno dos gilistas depois de um empate moralizador frente ao líder do campeonato, o Sporting. Por sua vez, o Gil Vicente vinha de uma contundente vitória em Vila do Conde por 2-0 e atravessava a melhor fase da temporada com três vitórias consecutivas. As duas equipas entraram em campo separadas por apenas três pontos, com vantagem para os cónegos.
Durante o primeiro quarto de hora não se registaram sinais de perigo dignos de registo nas duas balizas. Apesar de um ligeiro ascendente da equipa da casa, foi o Moreirense que se colocou em vantagem ao minuto 19, através de uma grande penalidade cometida por Ygor Nogueira sobre Rafael Martins.
O avançado brasileiro encarregou-se de assumir a marca dos onze metros e, no cara a cara com o guarda-redes Denis, atirou para o fundo das redes. Estava feito o 1-0 para a formação de Moreira de Cónegos.
A resposta do Gil não tardou e o empate esteve mesmo à vista depois de um grande remate de Pedrinho bater com violência na trave da baliza de Pasinato. A partir desse momento, os gilistas tomaram conta do jogo, evidenciaram ainda mais o seu domínio com mais posse bola e situações de finalização, mas acabaram por não conseguir materializar em golos essa superioridade até ao final do primeiro tempo.
A segunda parte começou da melhor forma para o Gil Vicente, o emblema de Barcelos chegou à igualdade através de um golo de Pedro Marques ao minuto 47. Depois de uma desmarcação de Pedrinho, o avançado português não perdoou e fez o gosto ao pé pela terceira vez no campeonato.
Após ter conseguido suster a pressão gilista durante um bom período de tempo, o Moreirense beneficiou de um autogolo de Ygor Nogueira para se colocar novamente em vantagem no marcador. O central estava sozinho, sem ninguém perto de si, mas acabou por introduzir a bola na própria baliza de forma infeliz.
O Gil Vicente viu-se, novamente, obrigado a correr atrás do prejuízo, obrigou a equipa de Vasco Seabra a recuar no terreno e esteve perto de marcar em cima do minuto 90. Samuel Lino teve uma uma excelente oportunidade para o empate, mas o remate saiu ao lado da baliza de Pasinato. Pouco tempo depois, o árbitro Nuno Almeida apitou para o final da partida e confirmou o regresso da equipa de Moreira de Cónegos aos triunfos.
Com esta vitória, o Moreirense assegurou praticamente o objetivo principal da temporada que é a manutenção. Os cónegos saem de Barcelos com 34 pontos e estão agora a apenas um da última vaga europeia. Vitória SC e Santa Clara ocupam a sexta posição, ambos com 35 pontos somados, e, curiosamente, têm encontro marcado na próxima jornada em Guimarães.