“Aqui sente-se o Vitória”: Fotos do centenário no Arquivo Municipal
Exposição percorre, essencialmente através de fotos, “um bom pedaço da história do Vitória”. Inauguração foi esta quarta-feira e qualquer um pode contemplar no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Cinco painéis, cada uma com vinte anos de história. Muitas fotografias e igualmente uma quantidade assinalável de objetos, muitos deles de coleções pessoais. Foi esta quarta-feira inaugurada a “Exposição Vitória Sport Clube 1922-2022”, por parte do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, um momento incluído no âmbito das celebrações do centenário do clube.
“A partir do momento em que se entra aqui sente-se o Vitória”, frisou António Miguel Cardoso, presidente do clube, que referiu ser “importante” conquistar “mais títulos” para enriquecer o espólio do clube, vincando ainda assim, que nesta exposição dá para “sentir um bocadinho o clube”.
Já Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, destacou o “valor excecional” da exposição para aprofundar o conhecimento do principal clube do concelho. “Podemos compreender melhor a história do Vitória, que muitas vezes se confunde com Guimarães”, atirou o líder máximo do município. “Temos que alimenta esta forte e única identidade de enraizamento de sermos vimaranenses e vitorianos”, pontuou Domingos Bragança.
A exposição tem acesso gratuito e pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9 horas e as 12 horas e entre as 14 horas e as 17 horas. Para além do futebol, há uma área dedicada ao Estádio D. Afonso Henriques e outra às modalidades.